2022, ANO DE RENOVAÇÃO E DE VIRAR A MESA

Os efeitos maléficos da pandemia estão passando e os bons ventos podem vir a soprar em 2022. Apesar do avanço da variante Omicron me parece não ser tão letal quanto a variante Delta e a expectativa é de que a economia reaja em 2022. O ritmo e a cadência dos investimentos esperados darão o tom dessa tendência futura da economia.

Em um ano embalado por eleições presidenciais  e copa de Mundo, 2022 será um ano que ficará para a estória pois o cidadão brasileiro terá a oportunidade em reescrever novos capítulos com pinceladas extensas de otimismo, esperança e fé. E de virar a mesa, com fé e entusiasmo.

Sou otimista por natureza e o mais importante é observar a tendência e para aonde está indo o fluxo de investimentos. Em 2021, de acordo com pesquisa realizada pelo SEBRAE, a incerteza sobre a demanda, limitação de recursos e o elevado custo de financiamento são os prinicpais fatores que poderão influenciar negativamente o deslanche dos investimentos em 2022.

A incerteza futura da economia, fez com as empresas de pequeno e de micro porte olhassem com maior cautela as decisões relativas aos investimentos em 2022. Cerca de 44,6% das empresas que participaram da pesquisa  responderam que vão diminuir ou manter o nivel de investimentos para 2022. Um outro elemento apontado para a cautela em relação aos investimentos foi a limitação de recursos , 42,1% da empresas respondentes ficarão mais comedidas. E por último, o custo do financiamento foi apontado por 29% das respondentes e que farão recuar ou manter um nivel de investimento menor.

O balde de água fria foi lançado. Sobretudo em se tratando de um universo de empresas responsáveis por quase a metade da produção nacional de bens e serviços. A pergunta é até quando esse pensamento irá vigorar.

O ano de 2022 desponta com oportunidades do país renovar. Esse espírito de renovação depende do resultado das urnas em outubro do ano que vem. Apesar do esfacelamento das contas públicas regateada pelo mal uso do dinheiro público e com baixissima eficiência a ajudar a realmente quem necessita e precisa, não é hora de perder a esperança.

Os manuais de economia nos mostram que estímulos direcionados aos componentes da demanda agregada – CONSUMO, INVESTIMENTO, GASTOS DO GOVERNO, SETOR EXTERNO – podem ter efeitos multiplicados internamente. Ainda que cada um esses elementos esteja com o fôlego baixo, a reversão das expectativas futuras, pode dar um novo direcionamento à economia e essa voltar a crescer com mais robustez.

Os indicadores apontados pelo Boletim Focus, apontam para uma inflação de 1 dígito, 5,03%. Uma expansão do PIB pífia, de 0,5% e uma taxa SELIC de 11,05% para segurar o galope da inflação. Esses números são uma projeção realizada pelo Banco Central em 2021 mas que podem daqui a 1 ano estarem completamente diferentes.

A reação externa será fundamental para “puxar” a economia brasileira novamente dentro de um cenário positivo de crescimento econômico sustentado.

Se os surtos de COVID-19 em 2022 não forem tão graves, é bem provável que tenhamos um cenário bem mais promissor.

Portanto não esqueçamos, 2022 pode ser a oportunidade que temo para virar a mesa. E em dia de Natal, desejo a todos meus leitores um dia maravilhoso, que o espírito da renovação, da fé e da esperança não faltem nesse dia tão esperado após mais um ano marcado por dificuldades, desesperança.

 

 

 

PAULA MEYER

Paula Meyer Soares Dentro dessa perspectiva a coluna inaugura mais um espeço para a reflexão no Jornal Pernambuco em Foco acerca dos desafios energéticos e econômicos resultantes das nossas políticas públicas. Serão abordados temas diversos voltados para área de energia, economia e políticas públicas. A coluna será semanal abordando os mais variados temas correlatos à essas áreas sob a ótica da economista e professora Paula Meyer Soares autora e especialista em economia, energia e políticas públicas. Doutora (2002) e Mestre (1994) em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (1990). Membro da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE

1.585 comentários sobre “2022, ANO DE RENOVAÇÃO E DE VIRAR A MESA

  1. Excellent post. I was checking constantly this
    blog and I am impressed! Extremely useful information particularly the last part 🙂 I care for such information a lot.
    I was seeking this particular information for a very long time.
    Thank you and good luck.

  2. Excellent weblog right here! Additionally your site so much up fast!

    What host are you the usage of? Can I get your associate hyperlink
    on your host? I want my web site loaded up as fast as yours lol

  3. My spouse and I stumbled over here different website and
    thought I may as well check things out. I like what I see so now i’m following
    you. Look forward to looking into your web page repeatedly.

  4. Unitree offers a cloud-based OTA (Over-The-Air) service that allows users to easily update their Go2’s software and firmware. This ensures that the robot dog can continuously improve its performance and functionality over time, adapting to new challenges and user needs.
    Check out latest research on the Unitree Go2 here: [url=go2study1.org]go2study1.org[/url].

  5. Good day! This post could not be written any better!
    Reading this post reminds me of my previous room mate!

    He always kept talking about this. I will forward this post to him.
    Fairly certain he will have a good read. Thanks for sharing!

  6. Howdy! This is kind of off topic but I need some guidance from an established blog.

    Is it hard to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty
    quick. I’m thinking about setting up my own but I’m not sure where to begin. Do you have any tips or suggestions?

    With thanks

  7. Hi there, just became alert to your blog through
    Google, and found that it’s truly informative. I’m going
    to watch out for brussels. I will appreciate if you continue this in future.
    Lots of people will be benefited from your writing. Cheers!

  8. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and
    now each time a comment is added I get three emails with the same comment.
    Is there any way you can remove people from that service?
    Thank you!

  9. Oh my goodness! Awesome article dude! Thanks, However I am having problems with your RSS.
    I don’t know why I can’t subscribe to it. Is there anybody
    else having the same RSS issues? Anyone that knows the answer can you kindly respond?
    Thanks!!

  10. A powerful share, I simply given this onto a colleague who was doing a bit of analysis on this. And he actually purchased me breakfast because I found it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the deal with! But yeah Thnkx for spending the time to discuss this, I feel strongly about it and love studying more on this topic. If attainable, as you turn into expertise, would you mind updating your blog with more particulars? It is extremely helpful for me. Huge thumb up for this blog post!

  11. I’ll right away grasp your rss as I can not
    find your e-mail subscription hyperlink or newsletter service.
    Do you have any? Please allow me recognize in order that I could subscribe.
    Thanks.

  12. I’ve been browsing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me. In my view, if all site owners and bloggers made good content as you did, the web will be much more useful than ever before.

  13. Hey! I know this is kind of off topic but I
    was wondering which blog platform are you using for this site?

    I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at alternatives for another platform.

    I would be great if you could point me in the direction of
    a good platform.

  14. Have you ever thought about writing an ebook or guest authoring on other websites? I have a blog based on the same subjects you discuss and would really like to have you share some stories/information. I know my subscribers would enjoy your work. If you are even remotely interested, feel free to send me an e mail.

  15. After I originally commented I seem to have clicked on the
    -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on each time a comment
    is added I receive 4 emails with the exact same comment.
    Perhaps there is a way you are able to remove me from that service?
    Thanks a lot!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *