O QUE É O “NOVO NORMAL”, E QUAIS AS RUPTURAS QUE IMPÕE: do alarmismo apocalíptico ao ressurgimento econômico e social (Fim da Série)

O QUE É O “NOVO NORMAL”, E QUAIS AS RUPTURAS QUE IMPÕE: do alarmismo apocalíptico ao ressurgimento econômico e social (Fim da Série)

Direto de Brasília-DF.

Nesse cenário que vimos descrevendo o “novo normal”, teorias da conspiração se multiplicam entre blogueiros do mundo. Alguns conseguem “catequizar” seguidores e, nesta toada de rumores e desinformação, cria-se um ambiente nocivo à saúde mental e física das pessoas e do país, já que uma coisa e outra, são, em certo sentido, a mesma coisa.

Alguns sábios da “IGENERATION” que, também, já se julgam mestres “intergalácticos” agem como se houvessem recebido  a revelação final do mundo distópico, que virá após a febre zumbi, que infectará o mundo, qual na série “The walking dead”.

Estão, em verdade, se especializando em espalhar medo, da vida e de viver. Estão adoecendo, os que se deixam guiar pelo alarmismo. Esteja atento às pessoas alarmistas. Elas se parecem com sirene de ambulância sem doente, cujo motorista faz barulho para ganhar o privilégio de livre trânsito. Os alarmistas querem ter livre trânsito em teu pensamento, para te infectar com o medo.

Há tipos diferenciados de pessoas. Os mais nocivos são os negativos: alarmistas, pessimistas, e os que necessitam de excesso de atenção para viver. Não se deixe deprimir com o quadro caótico da pandemia. Neste quadro já perdi meu pai(não pela  COVID-19, mas ocorreu dentro do ciclo pandêmico), vi amigos e parentes serem infectados por Coronavírus e se recuperarem e sei que nenhum de nós está blindado.

Contudo, não dá para se esconder da vida, sofrer por antecipação e, morrer de medo! A vida é um constante caminhar para frente. Tente seguir na jornada com alguma alegria. Há pessoas que forjam tristeza e lágrimas. Forje sorrisos até de si mesmo. A alegria, mesmo forjada, tem mais efeito positivo que a tristeza e a melancolia.

Estranhamente, há pessoas que precisam estar tristes, pessimistas ou doentes, para se sentirem bem. Elas se alimentam da “compaixão” e atenção que recebem das outras pessoas, para, em seu transtorno pessoal,  se sentirem “vivas”. Você se lembra da “grávida de Taubaté”?

Por exemplo, a série, ‘The Act’, baseada em fatos, conta a história de Dee Dee Blanchard e sua filha Gypsy Rose, e revela ao mundo um aspecto da síndrome de Münchhausen por Procuração (SMPP), que provavelmente, todos nós já conhecíamos no cotidiano, mas poucos sabíamos o nome.

A síndrome de Münchhausen por Procuração (SMPP) é mais um dos inúmeros transtornos de personalidade, que afeta pessoas em número crescente, neste nosso mundo que cada vez mais, humaniza coisas e coisifica humanos.

Em 1977 o médico Roy Meadow definiu a síndrome de Münchhausen por procuração, como o transtorno de personalidade em que pais ou cuidadores de menores informam a médicos, parentes, e à sociedade, sobre alguma doença na criança, como real forma de chamar a atenção para si e não para o menor.

Ao falar de transtorno da personalidade, não sou louco para aventurar-me na seara alheia, sem o devido conhecimento de causa. Então, faço referência à revista de opinião, “A mente é maravilhosa”, que trata sobre filosofia, arte e psicologia, que ao abordar a SMPP, sustenta que há pessoas que vivem por e para chamar exageradamente a atenção das demais.

Diz também que a Associação Americana de Psiquiatria (APA), sustenta que “Dentro do grupo de transtornos dramáticos, emocionais ou erráticos, também conhecido no DSM-IV como o grupo B de transtornos de personalidade, encontramos um transtorno no qual a desordem da personalidade está caracterizada por um padrão de excessiva busca pela atenção”. https://amenteemaravilhosa.com.br/pessoas-passam-vida-busca-atencao/. Acesso em 7.7.2020)

Na publicação citada, os autores afirmam que, para pessoas com tais transtornos de personalidade, o “normal” é manipular as demais para conseguir o que querem, e por esta razão quando fingem piedade, o que escondem é um tremendo egoísmo, já que o único que as importa é a satisfação de seus interesses pessoais.

Ora, se os transtornos de personalidade, são definidos como experiências e comportamentos que diferem das normas sociais, então, passa a ser possível dizer que pessoas assim vivem um “novo normal”, a cada encenação. Afinal, são os padrões e normas estabelecidos que criam o normal e o novo normal.

O que fazer diante do novo normal?

O que devemos fazer é seguir, com novas cautelas, mas seguir vivendo, trabalhando, estudando, criando, produzindo.

Por exemplo:

1 — governos e escolas devem investir em suas plataformas remotas, porque o ensino mudou com a pandemia. Era inimaginável ver escolas fechadas por tantos meses. Não é mais! O novo normal criou mais trabalho para os profissionais da educação e ensino. Abriu, também, novas possibilidades para alunos e pais, que têm a obrigação de se adaptar, para sobreviver.

2 — servidores públicos e empregados da iniciativa privada devem se adaptar ao trabalho remoto e produzir! Sem produtividade, não se pode exigir do empregador que mantenha emprego. Assim, é o capitalismo e a livre concorrência! É difícil apender a usar novas tecnologias? Aprenda! Você pode! Passei por isto e aprendi. Pior que ter de se adaptar, é perder o emprego remunerado, e com ele a renda que te alimenta, abriga e proporciona outros mínimos de dignidade social.

3 — O Estado deve cuidar, ainda mais, de áreas como saúde, segurança pública e infraestrutura de água, esgoto. Deve investir sem ficar reclamando por gastar o “superavit” e a poupança pública, porque os dinheiros e rendas existem para custear as necessidades do povo. Passada a crise, o crescimento volta, se o povo tiver renda para consumir.

Ninguém esteve ou está blindado contra a morte, que pode vir pela COVID-19 e por milhares de outras situações. Agora, está na hora de crescer, evoluir, aprender a respeitar regras de higiene pessoal, de recolher o cocô do animal de estimação pelos passeios públicos e colocar no lixo!

Já passei por situações de receber pedidos de ajuda, de pessoas que, desempregadas eram extremamente humildes e diziam estar dispostas a fazer o que fosse necessário para ter um emprego remunerado.

Dois meses depois de encontrarmos o emprego, já estavam reclamando da jornada, do horário de trabalho, dos colegas, do chefe, da comida, de ter que pegar ônibus, de trabalhar muito… A preguiça é uma miséria! “Vai ter com a formiga, oh, preguiçoso”!! Assim, diz um conhecido provérbio judaico.

Viver e vencer requer coragem extra, que vá além do ordinário. É acordar, levantar e enfrentar as lutas da vida, com tutano nos ossos, e sebo nas entranhas! Se não tem, crie! Saiba que a vida recompensa os diligentes e castiga os negligentes.

Passa da hora de mudar a sintonia mental e entender que esse discurso falso de que transformarmos nossas Instituições, fará o mundo melhor, blá, blá, blá… Isso é tolice! É melhorando o ser humano, que melhoramos o planeta!!

Já contei esta estorinha em palestras e repito aqui. Um advogado estava em home office. Seu filho de cinco anos queria, a todo custo, que parasse de trabalhar e brincasse com ele.

O pai olhou para um mapa do mundo, que estava sobre sua escrivaninha e teve a ideia de rasgá-lo em vários pedaços. Então, disse ao filho: — vou jogar esse mapa no chão. Se você conseguir consertar o mundo, e me trouxer nos próximos dez minutos, paro de trabalhar e vou brincar com você!

Antes dos dez minutos o menino voltou com o mapa consertado. O pai perguntou: como você consertou o mundo tão rápido, filho?

O garoto respondeu: — observei que atrás do mundo havia a figura de um homem. Consertei o homem, e o mundo ficou consertado!

Renove-se! Evolua! Você pode ser melhor a cada dia e, assim, melhorar o mundo.

Sigam-me no Instagram: judivan j vieira

 

Judivan Vieira

Formado em Direito, Pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad Del Museu Social Argentino, Buenos Aires-AR, em 2012 e Pós-Doutorado em Tradição Civilística e Direito Comparado pela Universidade de Roma Tor Vergata. Professor de Hermenêutica Jurídica e Direito Penal nas Faculdades Integradas do Planalto Central e de Direito Penal, Processo Penal e Administrativo em cursos preparatórios para concursos, por 19 anos, em Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Porto Alegre. É Palestrante. Já proferiu palestras na Universidade de Vigo-Espanha e Universidade do Minho, Braga-Portugal, sobre seu livro e, Ciências Sociais "A mulher e sua luta épica contra o machismo". Proferiu palestra na University of Columbia em NYC-US, sobre sua Enciclopédia Corruption in the World, traduzida ao inglês e lançada pela editora AUTHORHOUSE em novembro/2018 nos EUA. É Escritor com mais de 15 livros jurídicos, sociais e literários. Está publicado em 4 idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Premiado pelo The International Latino Book Awars-ILBA em 2013 pelo romance de ficção e espionagem “O gestor, o político e o ladrão” e em 2018 mais dois livros: A novela satírica, Sivirino com “I” e o Deus da Pedra do Navio e o livro de autodesenvolvimento “Obstinação – O lema dos que vencem”, com premiação em Los Angeles/EUA. Seu livro de poemas “Rasgos no véu da solidão”, em tradução bilíngue português/francês foi lançado em junho/2018 na França. Eleito em 17/11/2018 para o triênio 2019/2021, Diretor Jurídico do SINDESCRITORES (Sindicato dos Escritores do Distrito Federal), o primeiro e mais antigo Sindicato de Escritores do Brasil. Judivan J. Vieira Procurador Federal/Fiscal Federal/Federal Attorney Escritor/Writer - Awarded/Premiado by ILBA Palestrante/Speaker/Conferenciante

1.282 comentários sobre “O QUE É O “NOVO NORMAL”, E QUAIS AS RUPTURAS QUE IMPÕE: do alarmismo apocalíptico ao ressurgimento econômico e social (Fim da Série)

  1. Your writing style effortlessly draws me in, and I find it nearly impossible to stop reading until I’ve reached the end of your articles. Your ability to make complex subjects engaging is indeed a rare gift. Thank you for sharing your expertise!

  2. Your positivity and enthusiasm are undeniably contagious! This article brightened my day and left me feeling inspired. Thank you for sharing your uplifting message and spreading positivity among your readers.

  3. hello!,I like your writing so much! share we communicate more about your post on AOL? I need a specialist on this area to solve my problem. Maybe that’s you! Looking forward to see you.

  4. I have noticed that wise real estate agents just about everywhere are starting to warm up to FSBO ***********. They are recognizing that it’s more than merely placing a sign in the front place. It’s really regarding building relationships with these dealers who one of these days will become customers. So, if you give your time and energy to encouraging these sellers go it alone — the “Law connected with Reciprocity” kicks in. Thanks for your blog post.

  5. Its like you read my mind! You seem to know a lot about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics to drive the message home a bit, but instead of that, this is excellent blog. A great read. I will definitely be back.

  6. Attractive component to content. I just stumbled upon your website and in accession capital to assert that I get actually enjoyed account your weblog posts. Anyway I’ll be subscribing in your feeds and even I success you get entry to consistently quickly.

  7. hey there and thank you to your information ? I have definitely picked up something new from right here. I did however experience several technical issues the use of this web site, since I experienced to reload the website many times prior to I may just get it to load correctly. I were wondering in case your hosting is OK? Not that I am complaining, but slow loading cases times will very frequently impact your placement in google and could damage your quality rating if ads and ***********|advertising|advertising|advertising and *********** with Adwords. Anyway I?m adding this RSS to my e-mail and could glance out for a lot more of your respective intriguing content. Ensure that you update this once more soon..

  8. Having read this I thought it was very enlightening. I appreciate you spending some time and effort to put this content together. I once again find myself personally spending a lot of time both reading and posting comments. But so what, it was still worth it.

  9. When I initially commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added I get four emails with the same comment. Is there any way you can remove people from that service? Thank you!

  10. I have realized some new points from your web-site about desktops. Another thing I’ve always thought is that laptop computers have become something that each home must have for many people reasons. They offer convenient ways to organize homes, pay bills, go shopping, study, pay attention to music and in many cases watch tv programs. An innovative approach to complete most of these tasks is by using a laptop. These pcs are portable ones, small, powerful and mobile.

  11. When I initially left a comment I seem to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on whenever a comment is added I get 4 emails with the exact same comment. There has to be a means you are able to remove me from that service? Cheers.

  12. I have really learned new things via your website. One other thing I would like to say is that newer pc os’s often allow extra memory for use, but they additionally demand more memory simply to run. If an individual’s computer can not handle much more memory and the newest software package requires that storage increase, it is usually the time to shop for a new Laptop. Thanks

  13. Definitely consider that that you said. Your favorite reason seemed to be at the web the easiest thing to understand of. I say to you, I definitely get annoyed at the same time as other people consider issues that they just don’t recognise about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out the entire thing without having side effect , other people could take a signal. Will probably be again to get more. Thanks

  14. Your storytelling prowess is nothing short of extraordinary. Reading this article felt like embarking on an adventure of its own. The vivid descriptions and engaging narrative transported me, and I eagerly await to see where your next story takes us. Thank you for sharing your experiences in such a captivating manner.

  15. In a world where trustworthy information is more crucial than ever, your dedication to research and the provision of reliable content is truly commendable. Your commitment to accuracy and transparency shines through in every post. Thank you for being a beacon of reliability in the online realm.

  16. This article resonated with me on a personal level. Your ability to emotionally connect with your audience is truly commendable. Your words are not only informative but also heartwarming. Thank you for sharing your insights.

  17. This article resonated with me on a personal level. Your ability to connect with your audience emotionally is commendable. Your words are not only informative but also heartwarming. Thank you for sharing your insights.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *