Hidrogênio Verde, o combustível do futuro?

Daniel Ribeiro Félix 

Paula Meyer Soares 

Em tempos de mudanças climáticas, fala-se muito que a solução para amenizar os efeitos da emissão dos gases de efeito estufa é investir maciçamente em fontes renováveis e eletrificação dos meios de transporte.

Tem-se falado muito no papel do hidrogênio verde com uma das soluções palatáveis para amenizar o avanço de tais emissões.

O hidrogênio é encontrado na natureza e em muitas coisas, incluindo combustíveis fósseis, plantas, água, animais e em nós seres humanos. Todavia, o hidrogênio isolado não o encontramos é necessário separá-lo das outras moléculas por meio de processos que requerem o uso de energia.

A produção do hidrogênio depende de uma tecnologia específica, de um eletrolizador que seja capaz de separar os elementos da água por meio de uma corrente elétrica – de um lado sai hidrogênio puro (H2), do outro o oxigênio (O). Uma vez separados tais elementos, é possível envasar o H2 e utilizá-lo como um combustível e uma vez queimado o resultado é nada mais nada menos do que vapor d’água.

A produção de hidrogênio verde, ou seja, a separação dos elementos ocorre com o uso da corrente elétrica produzida pelas fontes renováveis. A matriz inteira seria limpa para a sua concepção. Ademais o hidrogênio verde apresenta inúmeras outras vantagens, tais como: elevada capacidade de armazenamento de energia (altos níveis de poder calorífico); fonte de energia limpa, os produtos de suas reações não são nocivos ao meio ambiente e vasta quantia em nosso planeta. 

Por que precisamos de hidrogênio verde?

Para que possamos entender as lacunas nas quais o hidrogênio verde pode ocupar é importante compreender de que forma se usa energia no Brasil. De acordo com os dados do Balanço Energético Nacional, a energia ofertada é utilizada da seguinte forma: 32,7% (transporte), 30,4% (indústria), 11,2% (setor elétrico), 10,3% (residências), 5,1% serviços) e 4,9% (agropecuária). (BEN, 2020)

O uso do hidrogênio verde no Brasil será promissor uma vez que o uso de fontes renováveis – eólica, solar, biomassa e outras fontes – dominam a geração de eletricidade no país. Atualmente 46,3% da matriz energética brasileira é renovável sendo 3 vezes superior a média mundial dos países que geram energia.

O uso desse combustível limpo será importante para a indústria de energointensivos que cuja demanda de energia eletrica é elevada e necessária ao funcionamento da cadeia produtiva. A possibilidade de acessar esse combustível limpo em substituição de outros combustíveis poluentes nas caldeiras dessas fábricas colocará o país na esteira de países inovadores e com menor emissão de gases de efeito estufa.

Ademais o hidrogênio verde pode ser utilizado no segmento de transportes. De acordo com os dados da Agência Internacional de Energia (IEA), a demanda no número de carros utilizando essa tecnologia praticamente dobrou comparativamente a 2018, cujos números eram de 5.800 saltou para 25.210 unidades em 2019. Dentre os países que tem se mostrado mais inclinados a aderir a essa onda verde, temos Japão, China, Estados Unidos, França, Holanda e Coreia do Sul, com destaque especial para o Japão que apresenta os maiores números de carros quando comparado por meio da densidade populacional.

A expectativa é de que a tecnologia que produz o hidrogênio verde se modernize cada vez mais e portanto disponível ao usuários – indústria e setor de transportes. Os custos de produção de 1 kg de hidrogênio ainda são elevados mas como a história da ciência nos tem mostrado, o aprimoramento e o acesso cada vez maior a essa tecnologia propicia o seu barateamento uma vez que os ganhos do criador ocorrem em escala de produção. Então a meu ver resta-nos aguardar e acreditar da expansão e no uso dessa nova tecnologia verde, o combustível do futuro.

PAULA MEYER

Paula Meyer Soares Dentro dessa perspectiva a coluna inaugura mais um espeço para a reflexão no Jornal Pernambuco em Foco acerca dos desafios energéticos e econômicos resultantes das nossas políticas públicas. Serão abordados temas diversos voltados para área de energia, economia e políticas públicas. A coluna será semanal abordando os mais variados temas correlatos à essas áreas sob a ótica da economista e professora Paula Meyer Soares autora e especialista em economia, energia e políticas públicas. Doutora (2002) e Mestre (1994) em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (1990). Membro da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE

867 comentários sobre “Hidrogênio Verde, o combustível do futuro?

  1. Oh my goodness! Incredible article dude! Thanks, However I am encountering problems with your RSS.
    I don’t know why I am unable to subscribe to it.
    Is there anybody getting similar RSS issues?
    Anybody who knows the solution can you kindly respond?
    Thanx!!

  2. I’m extremely impressed with your writing
    skills and also with the layout on your weblog. Is this a paid theme or did you modify it yourself?
    Anyway keep up the nice quality writing, it is rare to
    see a great blog like this one nowadays.

  3. Please let me know if you’re looking for a article writer for your weblog.

    You have some really great posts and I think I would be a good asset.
    If you ever want to take some of the load off, I’d absolutely love to write some content for your blog in exchange for a link back to
    mine. Please blast me an e-mail if interested. Cheers!

  4. I’ll immediately seize your rss as I can’t in finding your e-mail subscription link or e-newsletter service.
    Do you have any? Kindly permit me understand in order that I may subscribe.
    Thanks.

  5. I just like the valuable information you provide on your articles.

    I’ll bookmark your blog and test once more right here frequently.

    I am moderately sure I’ll be told lots of new stuff proper here!

    Best of luck for the following!

  6. An impressive share! I have just forwarded this onto a coworker who was conducting a little homework on this.
    And he actually ordered me dinner due to the fact that I found
    it for him… lol. So allow me to reword this…. Thanks for
    the meal!! But yeah, thanks for spending the time to talk about this matter here on your blog.

  7. Hey! Someone in my Myspace group shared this website with us so I came to look it over.
    I’m definitely enjoying the information. I’m bookmarking and will be tweeting this to my followers!
    Superb blog and terrific style and design.

  8. I believe this is one of the so much important information for me.
    And i’m satisfied reading your article. However should remark on few general issues, The site taste
    is wonderful, the articles is really nice : D. Just right task, cheers

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *