DIÁRIO DE BORDO. ANO 2020. DIRETO DE UMA ESCOLA DA CIDADE DE TAGUATINGA-DF/BRASIL. PLANETA TERRA TOMADO PELA PANDEMIA DA COVID-19. A ORIENTADORA EDUCACIONAL E PSICANALISTA KENNYA FERNANDES: REGISTRO DE BORDO-1

DIÁRIO DE BORDO. ANO 2020. DIRETO DE UMA ESCOLA DA CIDADE DE TAGUATINGA-DF/BRASIL. PLANETA TERRA TOMADO PELA PANDEMIA DA COVID-19. A ORIENTADORA EDUCACIONAL E PSICANALISTA KENNYA FERNANDES: REGISTRO DE BORDO-1

 

Por: Kennya Fernandes

Orientadora Educacional e Psicanalista Clínica

 

Sou Orientadora Educacional do Centro de Ensino Fundamental número 10, da cidade de Taguatinga, Distrito Federal, Brasília, Brasil. Nossa escola recebe mais de 890 alunos, distribuídos em dois turnos (manhã e tarde) dos 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Neste tempo de isolamento social, estamos todos em trabalho “home Office”, numa frenética rotina de atividade e ações. Todos os segmentos da escola estão desenvolvendo suas atividades e procurando contemplar o melhor possível o ensino e aprendizagem dos alunos.

Neste DIÁRIO DE BORDO procurei descrever a minha rotina cotidiana como Orientadora Educacional e Psicanalista Clínica, e as ações que foram desenvolvidas por mim neste tempo de pandemia e isolamento social.

 

DIA 1 – SEGUNDA FEIRA.

Normalmente eu e meu marido acordamos às seis horas da manhã, mas hoje acordei 06:20. Chamei meus dois filhos (João e Pedro — adolescentes gêmeos, 14 anos) para acordarem, pois, eles começam a sua aula na plataforma da escola em que estudam às 07:10. Enquanto eles se organizavam para a aula fiz um rápido café da manhã com ovos mexidos. Tomei um banho e fui para o Parque de Águas Claras fazer minha caminhada matinal.

Terminei a caminhada às 8h muito disposta e fui para casa para começar o dia de trabalho através do planejamento das atividades do SOE (Serviço de Orientação Educacional).

Minha colega, também orientadora educacional, Alessandra Ramalho, mandou uma mensagem via vídeo chamada pelo WhatsApp para iniciarmos o planejamento e as ações da semana. Fizemos a ligação pelo mesmo sistema de comunicação e terminamos nosso planejamento por volta das 11h da manhã. Neste planejamento deliberamos ações de atendimento aos alunos, e aos pais, sessões coletivas, contato com palestrantes para promoção de palestras para alunos e professores. Priorizamos o tema “Habilidades Socioemocionais Setembro Amarelo e prevenção ao Suicídio e Automutilação”, com o objetivo de promovermos momentos de reflexões e discussões sobre a saúde emocional dos alunos e professores.

Às 11:30min Entrei na plataforma Google-Sala de aula no ícone, Sala de Coordenação, plataforma usada para o trabalho em “home office”. Fiz a leitura e estudo dos documentos e informes da equipe gestora e administrativa da escola postada na plataforma virtual.

Leitura de circulares e mensagens do grupo de professores e equipe diretiva e análise das demandas dos professores.

Às 12h parei as atividades para fazer o almoço. Foi uma correria, pois meus filhos estavam em semana de prova e toda hora me chamavam para auxiliá-los nas suas dúvidas.

Às 14h voltei para o planejamento das ações para promover palestra para o grupo de professores, por área específica nas coordenações individuais e para o grupo de Orientadores Educacionais das séries finais, por convite da Coordenadora intermediária, Maria Juliana.

Preparação do Tema, Saúde Emocional/Gatilhos Emocionais. Neste período elaborei conteúdo, pesquisei artigos, imagens, materiais na Internet e materiais de cursos feitos por mim ao longo da jornada de estudos, preparei uma parte dos “slides”.

Às 16h assisti a Live Promovida pela EAPE (Escola de Aperfeiçoamento dos profissionais da Educação) “O papel das Emoções nas relações de trabalho”. Foi uma “live” bastante interessante. Apesar de que minha “internet” “caiu” algumas vezes devido à instabilidade da rede. Assim é a “internet” brasileira. Prometem todo tipo de pacote que não cai e não trava e no final, cai e trava o tempo todo! O serviço é caro e a qualidade péssima!

Às 17h comecei a preparação e deslocamento para meu outro turno de trabalho numa clínica psicanalítica na torre comercial de um “shopping” que trabalho como Psicanalista Clinica.

Às 18h comecei o primeiro atendimento finalizando o último às 22h. Foram análises bem diferentes uma da outra com casos de depressão, ansiedade e neurose de angústia. Não consegui lanchar, pois, este é um dia em que todas as pacientes são bem assíduas e pontuais.

Às 22h finalizei meus atendimentos, fui para casa, tomei um banho, jantei e terminei os “slides” para a palestra do dia seguinte. Amo fazer palestras e gosto de caprichar na linguagem visual.

Fui me deitar à 01:10 da madrugada. Zzzzzzzzz

 

DIA 2 – TERÇA FEIRA.

Acordei às 6:30, acordei meus filhos, fiz o café da manhã e novamente fui ao parque caminhar.

Retornei às 8:30, entrei na plataforma para verificar e-mails, recados da Equipe gestora e administrativa da escola.

9h assisti a Live “Acolhimento e escuta em situações de sofrimento em tempos de pandemia” da Escola da felicidade pelo canal do Facebook professor Lacerda.

Às 11h entrei na reunião de coordenação individual dos professores das áreas de Exatas para uma “Palestra: Saúde Emocional/Gatilhos Emocionais e predisposições ao adoecimento” Reflexão e conversa ativa sobre o tema via “Google Meet”.

12h fiz o almoço, neste dia recebi a visita do meu pai que almoçou conosco.

14h recebi uma lista através da secretaria da escola de alguns alunos que ainda não haviam sido inseridos na plataforma da sala de aula virtual, comecei a fazer as ligações para os responsáveis, com o objetivo de orientá-los no procedimento da entrada do aluno na plataforma.

Muitos números de telefone estavam desatualizados, outros não atendiam as ligações, inclusive muitos diziam estarem trabalhando e não poderiam conversar naquele momento e que entrariam em contato à noite.

Percebi que em muitas famílias não havia de acesso à “internet” por falta de recursos financeiros e falta de equipamentos eletrônicos, falta de informação (apenas um celular por família). Dificuldades diversas foram percebidas para que esses alunos fossem inseridos na sala de aula virtual e até mesmo falta de interesse de alguns pais em aprender como proceder no processo de inserção do aluno, entre outras questões.

Retornei às ligações para os responsáveis dos alunos que não estavam inseridos na plataforma, realizei as orientações para alguns com sucesso, outros sem retorno.

Fiz o atendimento à mãe de um aluno do 7.º ano e de um aluno do 9.º ano que compartilhou numa longa conversa suas dificuldades em cobrar mais responsabilidade dos filhos na realização das atividades, que estavam todos muito ansiosos com a pandemia, desanimados e pediu ajuda para acompanhamento e atendimento psicológico.

Às 16:30 entrei na plataforma Google sala de aula com o horário disponível para atendimento aos alunos por vídeo-chamada Google meio (alunos das turmas do 6.º ano).

Às 17h comecei a preparação para meu segundo turno de trabalho e deslocamento para a clínica psicanalítica.

Iniciei os atendimentos às 18h e finalizei às 22h retornando para casa.

Ao chegar em casa, meus filhos estavam me esperando para auxiliá-los numa produção de texto sobre Projeto de vida pós pandemia.  Estão cursando o 9.º ano do ensino médio.

Tomei banho, jantei.

Finalizei minha noite assistindo uma aula do Curso de pós-graduação em Neurociências Comportamental e Cognitiva. À 1:30 da madrugada, dormi. Zzzzz

 

Continua.

Judivan Vieira

Formado em Direito, Pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad Del Museu Social Argentino, Buenos Aires-AR, em 2012 e Pós-Doutorado em Tradição Civilística e Direito Comparado pela Universidade de Roma Tor Vergata. Professor de Hermenêutica Jurídica e Direito Penal nas Faculdades Integradas do Planalto Central e de Direito Penal, Processo Penal e Administrativo em cursos preparatórios para concursos, por 19 anos, em Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Porto Alegre. É Palestrante. Já proferiu palestras na Universidade de Vigo-Espanha e Universidade do Minho, Braga-Portugal, sobre seu livro e, Ciências Sociais "A mulher e sua luta épica contra o machismo". Proferiu palestra na University of Columbia em NYC-US, sobre sua Enciclopédia Corruption in the World, traduzida ao inglês e lançada pela editora AUTHORHOUSE em novembro/2018 nos EUA. É Escritor com mais de 15 livros jurídicos, sociais e literários. Está publicado em 4 idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Premiado pelo The International Latino Book Awars-ILBA em 2013 pelo romance de ficção e espionagem “O gestor, o político e o ladrão” e em 2018 mais dois livros: A novela satírica, Sivirino com “I” e o Deus da Pedra do Navio e o livro de autodesenvolvimento “Obstinação – O lema dos que vencem”, com premiação em Los Angeles/EUA. Seu livro de poemas “Rasgos no véu da solidão”, em tradução bilíngue português/francês foi lançado em junho/2018 na França. Eleito em 17/11/2018 para o triênio 2019/2021, Diretor Jurídico do SINDESCRITORES (Sindicato dos Escritores do Distrito Federal), o primeiro e mais antigo Sindicato de Escritores do Brasil. Judivan J. Vieira Procurador Federal/Fiscal Federal/Federal Attorney Escritor/Writer - Awarded/Premiado by ILBA Palestrante/Speaker/Conferenciante

16 comentários sobre “DIÁRIO DE BORDO. ANO 2020. DIRETO DE UMA ESCOLA DA CIDADE DE TAGUATINGA-DF/BRASIL. PLANETA TERRA TOMADO PELA PANDEMIA DA COVID-19. A ORIENTADORA EDUCACIONAL E PSICANALISTA KENNYA FERNANDES: REGISTRO DE BORDO-1

  1. Excellent blog you have here but I was curious about if you knew of any community forums that cover the same topics discussed here? I’d really like to be a part of online community where I can get responses from other experienced people that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know. Cheers!

  2. 574858 932833Im not that significantly of a internet reader to be honest but your sites really good, keep it up! Ill go ahead and bookmark your site to come back later. All the greatest 771525

  3. Este site é realmente fantástico. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  4. me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está está lá.

  5. Good ?V I should certainly pronounce, impressed with your website. I had no trouble navigating through all tabs as well as related info ended up being truly easy to do to access. I recently found what I hoped for before you know it at all. Reasonably unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or something, site theme . a tones way for your customer to communicate. Excellent task..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *