A História da Educação e do Ensino. Episódio de hoje: O Ensino, a educação e o ser humano primitivo (Parte 1).
Direto de Brasília-DF.
O Professor Thomas Ransom Giles diz que o processo de educação objetiva integrar a pessoa no contexto das tradições e também no sócio-cultural.
Soa bem tal afirmativa quando o leitor consegue fazer diferença entre o processo de ensino e o processo educativo. Este contém aquele porque neste as famílias, o Estado e a Sociedade são partners ou sócios no empreendimento de elevar o bebê, de mera existência humana a um ser pensante com funções sociais e econômicas contributivas ao modus vivendis de uma sociedade nacional e até internacional.
Desde o surgimento da geração “Y” (também chamada de geração do milênio ou millenialls)o mundo da informação globalizada vem criando pessoas para as quais não há mais divisas ou fronteiras.
O homem “Internético”ou telemático recebeu da ciência e tecnologia da informação, a chance de se tornar multidisciplinar e de se “teletransportar” para múltiplos espaços e tempos sem sair do lugar, e por isto, possível dizer que apesar de ao alcance de poucos, a rede mundial de computadores é a tão sonhada máquina do tempo que sempre desejamos construir.
Portanto, dizer que o processo de educação objetiva integrar a pessoa em determinados contextos, tais como tradições e contexto sócio-cultural é ineficaz, se não dilatarmos “contexto” para a vida no Planeta Terra desde os tempos primitivos até àqueles que virão, quando nenhum de nós que agora lê este artigo aqui estará.
É certo dizer que quanto mais acesso à rede mundial de computadores uma Nação possui, mais perto está de ser sócio-economicamente classificada como, em desenvolvimento ou desenvolvida.
Mas, é certo também que a maior parte da população mundial que possui alcance não é influenciadora científica ou tecnológica. Esta parcela frequenta mais sítios de entretenimento, em geral, que páginas de conhecimento acadêmico, científico e tecnológico. Não é contraditório isto? Todos queremos progredir, melhorar de status e de condição sócio-econômica e quase todos sabemos a fórmula, mas somente uma ínfima minoria está disposta a pagar o preço exigido pela História
Nesse contexto, insisto em fazer distinção em processo de educação e processo de ensino. Como agentes de educação incluo famílias, Estado e Sociedade e, como agente do processo de ensino incluo Escolas de todos os graus de ensino e os profissionais que nelas trabalham. Por óbvio que quem educa também ensina, mas não é obrigação de quem ensina, educar.
Na função de quem ensina, educar é ação reflexa, acessória e não principal. Como exemplo do que acabamos de dizer podemos tomar inúmeros cursos de capacitação e treinamento que são ministrados, tais como preparatórios para concursos e graduações em faculdades diversas. Um professor destas duas modalidades, por exemplo, vai para a sala de aula ministrar um conteúdo acadêmico com o fim de ensinar e não com o fim de educar na modalidade de orientar conduta e esculpir caráter em aluno. Tal fase é considerada já ultrapassada por Professores e alunos. O que impera nesta fase adulta é o acúmulo do conhecimento acadêmico capaz de suprir os desejos do Mercado de Trabalho.
Lembremo-nos que no Ensino fundamental e médio o conhecimento tem a finalidade de alimentar o cérebro, de orientar conduta e formar caráter. Isto não significa dizer que em uma graduação ou pós-graduação em sentido amplo ou estrito não haja qualquer propósito educativo. Claro que há! Afinal, para quem está aberto a se deixar educar este é um processo contínuo que abrange a vida em todos os momentos e lugares.
Todavia, um Professor de faculdade e de inúmeras outras agências de transmissão de ensino acadêmico, não tem qualquer preocupação com orientação de conduta e/ou formação de caráter. É por isto que em algumas faculdades e universidades os alunos “matam” aula e optam por fumar maconha e/ou beber cerveja no bar da esquina ou mesmo nos porões da universidade e o Professor não está nem aí. Por que isto acontece?
Porque para o Professor de centros de ensino acadêmico, para as famílias dos alunos, para a Sociedade e para o Estado acredita-se que seu caráter já esteja formado e que o novo adulto já tomou conhecimento das regras principais que regem a vida em sociedade, aí incluindo os principais direitos e deveres de boa convivência.
Por óbvio que isto não se dá com as escolas de nível fundamental e médio. Nestas, crianças e adolescentes por mais que não aceitem, não possuem corpo e alma devidamente formados. Por mais que já se sintam “reis e rainhas do mundo”, são alunos carentes de alimento para o cérebro, de orientação quanto às normas de conduta a seguir e de ensino que lhes molde o caráter, a fim de se tornarem cidadãos e profissionais que atendam os anseios do Mercado de Trabalho e pessoas que contribuam com o desenvolvimento social e econômico de um país.
A jornada do homem primitivo até o homem de nossos dias exigiu, exige e exigirá que siga adaptando-se e nisto parece ter razão Thomas Hobbes e Charles Robert Darwin ao ensinarem que a sobrevivência nem sempre é do mais forte e sim do que melhor se adapta.
Até breve 🙂
Hi there, I check your blog regularly. Your story-telling style is awesome, keep up the good work!
I couldn’t resist commenting. Exceptionally well written!
I have read so many posts concerning the blogger
lovers but this paragraph is actually a nice post,
keep it up.
whoah this weblog is magnificent i like studying your articles.
Stay up the great work! You recognize, a lot of persons are searching around for this info, you
could help them greatly.
I am actually thankful to the holder of this web page who has shared this wonderful
piece of writing at at this time.
What’s up, after reading this awesome paragraph i am also delighted to share my knowledge
here with mates.
It’s going to be end of mine day, however before end I am reading this impressive paragraph to improve my know-how.
Your means of describing everything in this post is actually nice, every one be capable of simply know it,
Thanks a lot.
I am not sure where you’re getting your info, but good topic.
I needs to spend some time learning more or understanding more.
Thanks for wonderful info I was looking for this info for my mission.
Hi! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be ok.
I’m undoubtedly enjoying your blog and look forward to new updates.
Thаnks to my fatger who tild me concerning this website, this weblog
is genuineⅼy awesome.
WOW just what I was looking for. Came here by searching
for article source
whoah this blog is excellent i like reading your posts.
Keep up the great work! You recognize, many individuals
are searching around for this information, you could
aid them greatly.
Pretty! This has been an extremely wonderful post. Thank you for
supplying this info.
Hello, i read your blog from time to time and i own a similar one and i
was just wondering if you get a lot of spam remarks? If so how do you prevent it, any plugin or anything you can advise?
I get so much lately it’s driving me insane so any help is very much appreciated.