A História da Educação e do Ensino. Episódio de hoje: O Ensino, a educação e o ser humano primitivo (Parte 1).

A História da Educação e do Ensino. Episódio de hoje: O Ensino, a educação e o ser humano primitivo (Parte 1).

Direto de Brasília-DF.

O Professor Thomas Ransom Giles diz que o processo de educação objetiva integrar a pessoa no contexto das tradições e também no sócio-cultural.

Soa bem tal afirmativa quando o leitor consegue fazer diferença entre o processo de ensino e o processo educativo. Este contém aquele porque neste as famílias, o Estado e a Sociedade são partners ou sócios no empreendimento de elevar o bebê, de mera existência humana a um ser pensante com funções sociais e econômicas contributivas ao modus vivendis de uma sociedade nacional e até internacional.

Desde o surgimento da geração “Y” (também chamada  de geração do milênio ou millenialls)o mundo da informação globalizada vem criando pessoas para as quais não há mais divisas ou fronteiras.

O homem “Internético”ou telemático recebeu da ciência e tecnologia da informação, a chance de se tornar multidisciplinar e de se “teletransportar” para múltiplos espaços e tempos sem sair do lugar, e por isto, possível dizer que apesar de ao alcance de poucos, a rede mundial de computadores é a tão sonhada máquina do tempo que sempre desejamos construir.

Portanto, dizer que o processo de educação objetiva integrar a pessoa em determinados contextos, tais como tradições e contexto sócio-cultural é ineficaz, se não dilatarmos “contexto” para a vida no Planeta Terra desde os tempos primitivos até àqueles que virão, quando nenhum de nós que agora lê este artigo aqui estará.

É certo dizer que quanto mais acesso à rede mundial de computadores uma Nação possui, mais perto está de ser sócio-economicamente classificada como, em desenvolvimento ou desenvolvida.

Mas, é certo também que a maior parte da população mundial que possui alcance não é influenciadora científica ou tecnológica. Esta parcela frequenta mais sítios de entretenimento, em geral, que páginas de conhecimento acadêmico, científico e tecnológico. Não é contraditório isto? Todos queremos progredir, melhorar de status e de condição sócio-econômica e quase todos sabemos a fórmula, mas somente uma ínfima minoria está disposta a pagar o preço exigido pela História

Nesse contexto, insisto em fazer distinção em processo de educação e processo de ensino. Como agentes de educação incluo famílias, Estado e Sociedade e, como agente do processo de ensino incluo Escolas de todos os graus de ensino e os profissionais que nelas trabalham. Por óbvio que quem educa também ensina, mas não é obrigação de quem ensina, educar.

Na função de quem ensina, educar é ação reflexa, acessória e não principal. Como exemplo do que acabamos de dizer podemos tomar inúmeros cursos de capacitação e treinamento que são ministrados, tais como preparatórios para concursos e graduações em faculdades diversas. Um professor destas duas modalidades, por exemplo, vai para a sala de aula ministrar um conteúdo acadêmico com o fim de ensinar e não com o fim de educar na modalidade de orientar conduta e esculpir caráter em aluno. Tal fase é considerada já ultrapassada por Professores e alunos. O que impera nesta fase adulta é o acúmulo do conhecimento acadêmico capaz de suprir os desejos do Mercado de Trabalho.

Lembremo-nos que no Ensino fundamental e médio o conhecimento tem a finalidade de alimentar o cérebro, de orientar conduta e formar caráter. Isto não significa dizer que em uma graduação ou pós-graduação em sentido amplo ou estrito não haja qualquer propósito educativo. Claro que há! Afinal, para quem está aberto a se deixar educar este é um processo contínuo que abrange a vida em todos os momentos e lugares.

Todavia, um Professor de faculdade e de inúmeras outras agências de transmissão de ensino acadêmico, não tem qualquer preocupação com orientação de conduta e/ou formação de caráter. É por isto que em algumas faculdades e universidades os alunos “matam” aula e optam por fumar maconha e/ou beber cerveja no bar da esquina ou mesmo nos porões da universidade e o Professor não está nem aí. Por que isto acontece?

Porque para o Professor de centros de ensino acadêmico, para as famílias dos alunos, para a Sociedade e para o Estado acredita-se que seu caráter já esteja formado e que o novo adulto já tomou conhecimento das regras principais que regem a vida em sociedade, aí incluindo os principais direitos e deveres de boa convivência. 

Por óbvio que isto não se dá com as escolas de nível fundamental e médio. Nestas, crianças e adolescentes por mais que não aceitem, não possuem corpo e alma devidamente formados. Por mais que já se sintam “reis e rainhas do mundo”, são alunos carentes de alimento para o cérebro, de orientação quanto às normas de conduta a seguir e de ensino que lhes molde o caráter, a fim de se tornarem cidadãos e profissionais que atendam os anseios do Mercado de Trabalho e pessoas que contribuam com o desenvolvimento social e econômico de um país.

A jornada do homem primitivo até o homem de nossos dias exigiu, exige e exigirá que siga adaptando-se e nisto parece ter razão Thomas Hobbes e Charles Robert Darwin ao ensinarem que a sobrevivência nem sempre é do mais forte e sim do que melhor se adapta.

Até breve 🙂

Judivan Vieira

Formado em Direito, Pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad Del Museu Social Argentino, Buenos Aires-AR, em 2012 e Pós-Doutorado em Tradição Civilística e Direito Comparado pela Universidade de Roma Tor Vergata. Professor de Hermenêutica Jurídica e Direito Penal nas Faculdades Integradas do Planalto Central e de Direito Penal, Processo Penal e Administrativo em cursos preparatórios para concursos, por 19 anos, em Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Porto Alegre. É Palestrante. Já proferiu palestras na Universidade de Vigo-Espanha e Universidade do Minho, Braga-Portugal, sobre seu livro e, Ciências Sociais "A mulher e sua luta épica contra o machismo". Proferiu palestra na University of Columbia em NYC-US, sobre sua Enciclopédia Corruption in the World, traduzida ao inglês e lançada pela editora AUTHORHOUSE em novembro/2018 nos EUA. É Escritor com mais de 15 livros jurídicos, sociais e literários. Está publicado em 4 idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Premiado pelo The International Latino Book Awars-ILBA em 2013 pelo romance de ficção e espionagem “O gestor, o político e o ladrão” e em 2018 mais dois livros: A novela satírica, Sivirino com “I” e o Deus da Pedra do Navio e o livro de autodesenvolvimento “Obstinação – O lema dos que vencem”, com premiação em Los Angeles/EUA. Seu livro de poemas “Rasgos no véu da solidão”, em tradução bilíngue português/francês foi lançado em junho/2018 na França. Eleito em 17/11/2018 para o triênio 2019/2021, Diretor Jurídico do SINDESCRITORES (Sindicato dos Escritores do Distrito Federal), o primeiro e mais antigo Sindicato de Escritores do Brasil. Judivan J. Vieira Procurador Federal/Fiscal Federal/Federal Attorney Escritor/Writer - Awarded/Premiado by ILBA Palestrante/Speaker/Conferenciante

265 comentários sobre “A História da Educação e do Ensino. Episódio de hoje: O Ensino, a educação e o ser humano primitivo (Parte 1).

  1. I just like the helpful info you supply to your articles.
    I will bookmark your blog and check again here frequently.

    I’m rather sure I’ll learn plenty of new stuff right here!
    Good luck for the following!

  2. Have you ever considered publishing an ebook or guest authoring on other blogs?
    I have a blog based on the same ideas you discuss and would really like to have you share
    some stories/information. I know my subscribers would enjoy your work.
    If you’re even remotely interested, feel free to send me an e-mail.

  3. wonderful publish, very informative. I ponder why the opposite experts of this sector do
    not notice this. You should proceed your writing.
    I’m sure, you’ve a great readers’ base already!

  4. I’m really enjoying the theme/design of your website.
    Do you ever run into any browser compatibility problems?
    A number of my blog readers have complained about my
    blog not working correctly in Explorer but looks great in Safari.
    Do you have any advice to help fix this problem?

  5. Thanks on your marvelous posting! I truly enjoyed reading it, you
    happen to be a great author.I will make certain to bookmark your blog and may come back later in life.
    I want to encourage you to continue your great work, have a
    nice weekend!

  6. The other day, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested
    to see if it can survive a forty foot drop, just so she can be
    a youtube sensation. My apple ipad is now destroyed and she has 83
    views. I know this is entirely off topic but I had to share it
    with someone!

  7. You actually make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be really something that I think I
    would never understand. It seems too complex and very broad
    for me. I am looking forward for your next post, I will try to get the hang of it!

  8. Have you ever thought about including a
    little bit more than just your articles? I mean, what you say is
    valuable and all. Nevertheless just imagine if you added some great images or video clips to give your posts more, “pop”!

    Your content is excellent but with pics and videos, this site could undeniably be one
    of the most beneficial in its niche. Fantastic blog!

  9. of course like your web site but you need
    to take a look at the spelling on several of your posts. Several of them are rife with spelling problems and
    I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I’ll definitely
    come back again.

  10. Greetings from Florida! I’m bored to death at work so I decided to browse
    your blog on my iphone during lunch break. I enjoy the knowledge you provide here and can’t
    wait to take a look when I get home. I’m shocked at how quick your blog loaded on my
    cell phone .. I’m not even using WIFI, just 3G ..

    Anyways, great site!

  11. Greetings from Idaho! I’m bored at work so I decided to check out
    your website on my iphone during lunch break. I enjoy the knowledge you provide here and can’t wait to take a look when I get home.
    I’m amazed at how quick your blog loaded on my cell phone ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, excellent site!

  12. Hey there, I think your blog might be having browser compatibility issues.
    When I look at your blog site in Ie, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
    I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, fantastic
    blog!

  13. Hi there would you mind stating which blog platform you’re working with?
    I’m going to start my own blog in the near future but I’m
    having a difficult time deciding between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.

    The reason I ask is because your design and style seems different then most
    blogs and I’m looking for something completely unique.
    P.S Sorry for being off-topic but I had to ask!

  14. Hello just wanted to give you a brief heads up and let you
    know a few of the images aren’t loading properly. I’m not sure why but I think its a
    linking issue. I’ve tried it in two different web browsers
    and both show the same results.

  15. Someone essentially assist to make significantly posts I’d state.
    This is the very first time I frequented your web page and so far?
    I surprised with the research you made to make this particular post extraordinary.
    Excellent process!

  16. Wonderful beat ! I would like to apprentice at the same time as you amend your web site, how could i subscribe for a blog web site?

    The account aided me a applicable deal. I were a little bit acquainted of this your broadcast offered
    vibrant clear idea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *