Xande de Pilares agita Quintal da Boa Vista na véspera de feriado

Xande de Pilares agita Quintal da Boa Vista na véspera de feriado

Consolidado no mercado do samba, desde 2011, o Quintal da Boa Vista apresenta mais uma grande atração nacional, dessa vez em novo endereço. A casa, localizada na Rua Afonso Pena, 45, no bairro de Santo Amaro, recebe no dia 6 de setembro, véspera do feriado da Independência, o carioca Xande de Pilares. O evento começa a partir das 21h. A noite conta, ainda, com shows do Grupo Sambstar, Leno Simpatia e a Bateria do Samba Led.  

Ele leva Pilares no nome, mas foi no Morro da Chacrinha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que a história musical de Xande começou. “Lá em casa tinha um quintal enorme. E todo mundo fazia festa. Um tio tocava violão, outro cavaquinho e bandolim. Meu avô, acordeão.  Minha avó e minha mãe cantavam. Faziam grandes reuniões e eu, pequenininho, ficava quieto assistindo a tudo”, lembra o cantor e compositor, que nasceu em 1970.

Quando era criança, o filho de Dona Maura e Seu Custódio quase não saía de casa. A mãe severa não deixava o menino brincar pelos caminhos do morro “pra não virar marginal”. “Foi uma das frases que eu mais ouvi durante a infância!” Só restava ao pequeno Alexandre uma alternativa: o violão, que ficava no canto da sala. “Fui aprendendo a tocar com meu tio Mauro Roberto e também com aquelas revistinhas que mostravam a posição dos dedos.”

Aos 16 anos, começou a tocar pelos pagodes. “Um dia, em Pilares, passei num lugar que tinha um botequim pequenininho e esse pessoal estava cantando um samba. Achei lindo, mas não sabia a letra. Cheguei em casa, peguei o caderno e fiz uma letra por cima daquela melodia, uma paródia. Até que um dia, em um pagode do Engenho da Rainha, me falaram que a música era do Thundi. E que se ele me visse cantando com a outra letra, ia me dar uns cascudos! Aprendi a letra certa!”  A música era “Velocidade da Luz” e logo entrou para o repertório de Xande, que foi passando pelos pagodes e rodas de samba da cidade.

O Revelação se formou em 1992 com Xande na voz e no cavaquinho, Luciano Nascimento (tan tan), Sérgio Rufino (repique de mão), Alexandre Brasília (pandeiro), Ronaldo Chagas (violão) e Artur Luís (reco-reco).

O pagode toda quinta feira na quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Abolição ficou famoso. Mas o grupo só lançou seu primeiro disco em 1999, com sucessos como “Velocidade da Luz”, “Tá Escrito”, “Mulher Traída”, “Coração Radiante”, “Só Vai de Camarote”, “Grades do Coração” e “ Deixa Acontecer” .

As composições e parcerias de Xande também estão na voz de vários intérpretes. “Samba de Arerê” (Xande/Arlindo Cruz /Mauro Jr) foi gravada por Beth Carvalho e Diogo Nogueira. Maria Rita escolheu “Mainha me Ensinou” (Xande/Arlindo Cruz/ Gilson Bernini), “Bola pra Frente” (Xande/ Gilson Bernini) e “Nunca Se Diz Nunca” (Xande/Leandro Fab/Charlles André). Leci Brandão gravou “Perdoa” (Xande/Helinho Salgueiro) e” Meu Oceano” (Helinho do salgueiro / Xande de Pilares / Mauro Junior).  

Em 2014, Xande gravou o CD “Perseverança”, seu primeiro álbum solo.

SERVIÇO

Véspera de Feriado com Xande de Pilares no Quintal da Boa Vista

Quando: 06 de setembro

Onde: Quintal da Boa Vista (Rua Afonso Pena, 45, Santo Amaro – ao lado da Unicap (antiga Mansão do Fera)

Horário: 21h

Ingressos: R$ 40 (1º lote)

Informações: 81. 98369-9425/ 99144-4983 / 99292-4065

Por: Angélica Souza

Foto: Divulgação

Jadson d'Pádua

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

60 comentários sobre “Xande de Pilares agita Quintal da Boa Vista na véspera de feriado

  1. Let me give you a thumbs up man. Can I show true love on amazing
    values and if you want to really findout? and also share valuable info about how to change your life yalla lready know
    follow me my fellow commenters!.

  2. I was curious if you ever thought of changing the layout of your blog?
    Its very well written; I love what youve got to
    say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.
    Youve got an awful lot of text for only having 1 or two pictures.
    Maybe you could space it out better?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *