De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70% dos adultos brasileiros apresentam algum tipo de problema de varizes. Além de prejuízos estéticos, as veias dilatadas podem causar dor, desconforto, queimação, ardência e inchaço. Para essa população atingida, o Hospital Memorial Jaboatão (HMJ), em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Município de Jaboatão está oferecendo tratamento gratuito de varizes para pacientes do SUS.
A técnica utilizada no tratamento é a Escleroterapia com espuma. “Até um tempo atrás, só a cirurgia era eficiente para tratar as varizes mais grossas. No entanto, a escleroterapia ecoguiada com espuma, ou injeção de espuma, tem ganhado destaque como uma técnica simples e eficaz para esses casos. Ela pode ser realizada a nível ambulatorial , sem cortes, sem internação, nem anestesia”, explica Eraldo Arraes de Lavor, cirurgião vascular do HMJ.
O procedimento consiste em aplicar uma substância esclerosante chamada Poidocanol, em forma de espuma, diretamente nas varizes. A substância se expande e gruda nas paredes internas do vaso, empurrando o sangue para fora. Sem sangue, a veia vai secar com o tempo. Depois de fazer esse procedimento, é necessário usar uma meia elástica por cerca de 15 dias, mas o paciente sai andando e nem precisa fazer repouso. “Essa técnica é feita a nível ambulatorial, sem anestesia, sem internamento, não ocupa leito hospitalar e tem alta resolutividade”, afirma Rodrigo Canto Carneiro de Albuquerque, cirurgião vascular do HMJ.
Com a parceria, cerca de 100 procedimentos do tipo já foram realizados em pacientes do SUS no Hospital Memorial Jaboatão. Os pacientes que possuem o problema e tenham interesse no tratamento devem entrar em contato via Central de Regulação Municipal.
Por: Fabiana Constantino – Dupla Comunicação