A partir desta terça-feira (29), começa oficialmente a programação carnvalesca do Recife. Dezenas de prévias completamente gratuitas e abertas ao público acontecerão até o início de março. Até o dia 28 de fevereiro, a cidade promoverá 49 ensaios de Maracatus, acertos de marcha, concursos de Rei e Rainha do Carnaval, Passistas e porta-estandartes, entre outros eventos carnavalescos que antecedem os dias oficiais dos festejos.
A primeira prévia acontecerá na Mangabeira nesta terça-feira (29), com ensaio aberto do Maracatu Nação Encanto da Alegria. O vencedor do Carnaval de 2018 da categoria será responsável por abrir o ciclo momesco com um ensaio aberto ao público em companhia do grupo Voz Nagô para o primeiro dos 17 encontros abertos que irão acontecer para a grande apoteose do Tumaraca, espetáculo que irá reunir 12 Nações de Maracatu de Baque Virado no Marco Zero no dia 28 de fevereiro. Até lá, acontecerão 12 ensaios nas comunidades, quatro ensaios conjuntos na Rua da Moeda, além de um encontro de Mestres no Pátio de São Pedro.
A cidade terá ainda acertos de marchas, encontros de Baques de Caboclinhos e Tribos de Índios, muitos concursos como de passistas e porta-estandartes, além de passeios e atividades promovidas pela Secretaria de Turismo com enfoque no Carnaval e nas agremiações que fazem do Carnaval do Recife o maior Carnaval de rua do Brasil. A cidade irá terá eventos que incluem ainda o Baile Municipal da Pessoa Idosa e o Carnaval Inclusivo e o Concurso de Fantasias, que reverencia a criatividade e o luxo de uma arte que eleva a indumentária carnavalesca ao estado de arte.