Uma perícia conduzida pelo perito Ricardo Caires, Presidente da Comissão Nacional de Perícia Audiovisual da ABCCRIM, concluiu que vídeos publicados em dezembro de 2021 pelos advogados Paulo Farias e Diego Mesquita em blogs e redes sociais, nos quais o prefeito do município do Cabo de Santo Agostinho supostamente teria participado de esquema de corrupção, foram manipulados. Caires afirmou que há trechos em que o áudio utilizado não pertence ao vídeo. Segundo ele, em um trecho específico do áudio a pessoa que aparece no vídeo sequer abre a boca, indicando que o conteúdo original do vídeo foi totalmente editado.
Em função da conclusão pericial, no último dia 04 de janeiro a 1ª Vara Cível da Comarca do Cabo de Santo Agostinho determinou que Paulo Farias e Diego Mesquita retirem de suas redes sociais e blog os vídeos supostamente manipulados em até 72h, sob pena de multa diária de R$ 500,00.
Por se tratar de uma decisão provisória em face de uma tutela de urgência, na qual os réus ainda não foram ouvidos, o juiz reconheceu a liberdade de expressão de Paulo Farias e Diego Mesquita e os intimou para que lhes seja assegurado o direito à ampla defesa e ao contraditório.
A defesa do Prefeito está sendo instruída por Thiago Santos, advogado associado da ABCCRIM, com base no parecer do perito Ricardo Caires dos Santos.
Foto: Dr. Thiago Santos, advogado associado da ABCCRIM
Editor responsável:
Renato Guedes (Presidente da Comissão de Perícias Forenses da ABCCRIM)
renato.gsantos@gmail.com