Campanha Conectando Amor no Sertão é uma parceria da ONG Visão Mundial, Grupo Perfil CARAS e Turn ON the Light para oferecer água potável a comunidades em situação de vulnerabilidade
A falta de água é uma realidade em diferentes partes do país. O levantamento do Instituto Trata Brasil apontou que quase 35 milhões de pessoas não têm acesso ao recurso no Brasil. Muitas ainda são dependentes de poços e nascentes para abastecer seus sustento.
No Sertão de Alagoas, na comunidade Serra do Urubu, mais de 100 famílias vivem nessa situação, onde as mulheres precisam caminhar mais horas em busca de riachos. Mas a iniciativa da ONG Visão Mundial, organização humanitária que atua no Brasil há mais de 40 anos, com o Grupo Perfil CARAS e Turn on the Light, agência especializada em marketing, responde a essa emergência. Com o objetivo de arrecadar 100 cisternas, desde o início do ano, 20 já foram entregues e 34 estão sendo construídas. Neste mês de março, mais 14 também estarão em construção.
Antes das instalações, para as famílias conseguirem tomar banho, beber água e se alimentar, era necessário longas caminhadas até chegar nos locais com poços adequados. Geralmente, por conta da realidade dessas famílias, a missão se dava às mulheres. “Eu acordava de madrugada e, junto com a minha filha, íamos às nascentes buscar o nosso sustento. Enchiamos os baldes e voltávamos para casa de jegue. Esse percurso demora até quatro horas.” comenta Elza Silva, moradora da comunidade Serra do Urubu.
A campanha Conectando Amor no Sertão (CAS), foi criada em meados de 2023 após visitas nas comunidades mais vulneráveis da região. Graças à iniciativa, a arrecadação das cisternas está sendo bem sucedida. “Nossa missão, independente do local, é ajudar quem precisa e, no Sertão, isso não se difere. É inadmissível vivenciarmos a falta de recursos básicos para tantas pessoas. O CAS chega para mudar a realidade de muitos.” explica Marina Marques, Head de Parcerias Corporativas da Visão Mundial.
Mulheres do Sertão
A equipe da Visão Mundial, junto à Turn of The Light e ao Grupo Perfil, destacou a superação e resiliência das mulheres que vivem no Sertão com um documentário emocionante e disponível aqui. “Acreditamos na importância de unir esforços e recursos para enfrentar os desafios sociais de forma efetiva. O documentário Mulheres do Sertão – A Força que Supera a Seca é um exemplo concreto, que tem o potencial de transformar vidas e comunidades inteiras”, conclui o Diretor Nacional da Visão Mundial, Thiago Crucciti.
Sobre a Visão Mundial
A Visão Mundial é uma organização humanitária que atua no Brasil há mais de 40 anos. Presente em mais de 90 países, a organização trabalha para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades, com foco na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A Visão Mundial atua em parceria com famílias, comunidades, governos e outras organizações para criar um ambiente seguro e saudável para que as crianças possam crescer, aprender e se desenvolver. Saiba mais em www.visaomundial.org.br.