Lá vem o sol: confira benefícios e cuidados com a mudança da estação

Lá vem o sol: confira benefícios e cuidados com a mudança da estação

É só ouvir a solar “Here Comes the Sun”, dos Beatles, que o momento ganha frescor. “Aí vem o sol e, eu digo, está tudo bem”, canta, em livre tradução, o imortal George Harrison. A previsão para a primavera, que desaflora no hemisfério sul no próximo domingo (22), é de tempo mais aberto, ensolarado, quente e com menos chuva. E com mais tempo de sol, a previsão também é de mais qualidade de vida. Segundo a neurociência do comportamento, a luz solar estimula a serotonina, que ativa o apetite, o humor, a energia e o bem-estar mental.

“A temperatura vai começar a aumentar e o tempo deve ficar mais seco, e se manter assim até o fim do ano”, aponta o meteorologista Fabiano Prestrele. Nas rodas de conversa, é de conhecimento popular que nos trópicos só existem duas estações: inverno e verão. E, segundo o especialista, há certo fundamento. “Como estamos dentro de uma latitude tropical, não é possível ter essa variação brusca das estações do ano”, esclarece o especialista.

Da infância acompanhando o pai nas pescarias em pontal de Itamaracá, a universitária Rhute Tertuliano, 23 anos, herdou o hábito de ter a praia como seu lugar de descanso. “O que mais me faz gostar é porque adoro o sol. Preciso tomar sol pelo menos uma vez ao mês. Não sei se tem a ver com energia ou é uma questão biológica, mas quando sinto os raios na pele, me sinto mais viva para encarar o trabalho e a rotina”, arrisca Rhute.

“Não consigo passar o dia inteiro sem ver o sol”, confessa a universitária, que, nos dias em que atinge o pico de estresse, encontra na caminhada na orla uma terapia alternativa. “Fico até o pôr-do-sol, quando consigo tomar esses raios, que não queimam. Pouquinho tempo já é o suficiente. O calor me ‘chacoalha’ como pessoa, que leva embora todo o estresse.” Aversa ao filtro solar, Rhute chegou a ter problemas pela exposição sem proteção, mas agora usa, mesmo a contragosto.

[PODCAST] Para saber mais dos efeitos nocivos do sol em nossa saúde e como se prevenir, Jota Batista conversou, no Espaço Saúde, com a dermatologista Vanessa Medeiros.

A dermatologista do hospital Jayme da Fonte, Raquel Beltrão, reforça a importância da fotoproteção e destaca que ela não se limita ao uso de filtro solar. “Além desses cuidados, é necessário vestuário adequado, chapéu, óculos escuros porque a radiação ultravioleta também danifica a retina e pode acelerar o processo da catarata. Procurar uma área de sombra é importante”, aponta.

Sobre o protetor solar, a recomendação é de que o produto seja, no mínimo, fator 30 e que a aplicação seja feita entre 15 e 20 minutos antes da exposição, com reaplicação programada a cada duas ou três horas. A quantidade indicada é de uma colher de chá para cada braço, no rosto, peitoral e costas, e duas colheres para cada perna. O uso previne o desgaste do tecido e o surgimento de doenças, como o câncer de pele.

Do deus ao homem

Sobre uma carruagem puxada por cavalos, Apolo, o deus do sol, surge esplendoroso com uma coroa de raios solares. Na mitologia grega, ele é uma entidade representativa da arte, mas também da medicina e da saúde. Nos Hinos Homéricos, é o deus de tudo o que está ligado à “luz da vida”. Para muito além da mitologia, o sol é responsável pela absorção da vitamina D ou hormônio D, como esclarece o nutrólogo Rafael Coelho, que assina a coluna Saúde e Bem-Estar da Folha de Pernambuco.

“No passado, não tínhamos o conhecimento de que esse hormônio é produzido pelo corpo humano e, por isso, foi denominada vitamina. Ela é ativada a partir do sol, que começa na absorção da pele e termina com a síntese no rim. Dentre os diversos benefícios, o maior é na saúde óssea. A gente come o que tem cálcio e a vitamina D facilita a absorção do mineral para o sangue que será transportado para o osso”, explica Rafael.

De acordo com a reumatologista Lilian Azevedo, essa absorção é ainda mais importante entre crianças e idosos. “Muitos problemas ósseos são causados pela deficiência da vitamina D, como o raquitismo nas crianças e a osteoporose em adultos e idosos. Ou seja, a exposição solar é extremamente importante para a calcificação óssea e deve ser um requisito básico para a saúde do corpo”, destaca a especialista. Para a melhor absorção da vitamina, a especialista indica o banho de dez minutos, três vezes na semana das 9h às 15h.

Fonte: Folha PE

Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Jadson d'Pádua

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

113 comentários sobre “Lá vem o sol: confira benefícios e cuidados com a mudança da estação

  1. Hmm it appears like your site ate my first comment (it was extremely long) so
    I guess I’ll just sum it up what I submitted and say, I’m thoroughly enjoying
    your blog. I as well am an aspiring blog blogger but I’m
    still new to everything. Do you have any helpful hints for novice blog writers?

    I’d certainly appreciate it.

  2. I do not even know the way I stopped up here, however
    I assumed this post used to be great. I do not recognise who you’re however
    certainly you are going to a well-known blogger in the event you are not already.
    Cheers!

  3. Hey there just wanted to give you a quick
    heads up. The text in your post seem to be running off the screen in Safari.
    I’m not sure if this is a format issue or something
    to do with web browser compatibility but I figured I’d post to let
    you know. The design and style look great though!
    Hope you get the problem fixed soon. Many thanks

  4. With havin so much content and articles
    do you ever run into any problems of plagorism or copyright violation? My site has a lot of completely unique content I’ve either
    written myself or outsourced but it seems a lot
    of it is popping it up all over the internet without
    my authorization. Do you know any solutions to help prevent content
    from being ripped off? I’d truly appreciate it.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *