– Por: Shirley C. Andrade
Uma semana apenas que iniciamos a quarentena, não é fácil. Fica o receio de que nossos idosos que tanto amamos sejam contaminados, temos receio também de pegar e de transmitir, de que essa pandemia se alastre com mais velocidade e nosso sistema de saúde entre em colapso.
Quanto a economia, seja a do nosso Brasil ou do mundo todo, infelizmente é inevitável, será sim afetada,já está sendo afetada, mas, o momento, de fato é de cuidado, de prevenção.
É doloroso demais o número de mortos na Itália a cada 24 horas, que hoje já chega a mais de 6.000, onde carros do exército saem em filas não para uma guerra carregados de armas e soldados, mas sim, cheio de corpos para serem cremados sem cortejo, sem velório, sem família e sem amigos.
Isso dói na alma! Dói também a situação dos moradores de rua de todo lugar sem ter uma casa para ficar, dói também os comerciantes ambulantes, informais e tantos outros, como diaristas, cabeleireiros, enfim, todos os profissionais hoje que não tem uma renda fixa ficarem sem ganhar dinheiro, dói o número de pessoas que já ficaram desempregados e que ainda ficarão.
É lamentável também a situação de indústrias, grandes empresas afetadas, porque também afeta os que delas dependem, dói saber que profissionais da saúde morrem cuidando da saúde da população.
Porém, quando paro para refletir sobre tudo isso e muito mais, percebo que pior que esse vírus, é a indiferença de muitos quanto a tudo isso, é o egoísmo de muitos que pensam apenas em si com atitudes como estocando medicação, comidas, material como álcool em gel, máscaras, deixando muitos sem, por mais que se fale em comprar o necessário para que não falte para os demais. O que mais dói mesmo é a insensibilidade de muitos seres humanos diante de sua própria espécie humana.
Dói demais a politicagem feita diante dessa desgraça mundial, a falta de solidariedade de muitos, a exploração nos valores de alimentos, material de limpeza, álcool, máscara. Me pergunto: o mal, a morte, a desgraça está mesmo apenas no vírus que hoje faz parar o mundo mudando os planos e a vida de todos? Será?