De acordo com projeção divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos em Pernambuco terá um grande salto nos próximos 40 anos. Atualmente, o Estado apresenta 820 mil (8,6%) e, em 2060, a expectativa é de 2,5 milhões (25%). Os cuidados com a saúde precisam ser cada vez maiores para que essa projeção se concretize. Na semana do idoso, que tem seu dia celebrado na próxima terça (1º), diversas ações gratuitas serão oferecidas pelos profissionais da Faculdade Pernambucana de Saúde, com atividade no Imip e visitas aos abrigos Cristo Redentor e Ieda Lucena.
No dia 1º, a partir das 8h, no Imip, serão oferecidos exames de glicemia, aferição de pressão, vacinas, palestras sobre uso racional de medicamentos, entre outros. Já os abrigos Cristo Redentor e Ieda Lucena vão receber diversas ações ao longo da semana.
“São eventos focados no paciente idoso. O intuito é que a comunidade saiba que pode contar com a equipe de saúde em todas as medidas de prevenção e busca do bem-estar. A experiência também do contato com pessoas (paciente, familiar, cuidador) trabalhando em prol de orientar essa população. O momento é para que o paciente tire suas dúvidas de forma lúdica, através de jogos, música, ensinar e aprender se divertido. Estamos vivendo mais tempo, neste sentido, temos como prioridade atuar para que eles vivam mais saudáveis”, disse a tutora do curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde, Ítala Nóbrega.
Confira a lista:
Imip
Ação: aferição de pressão e glicemia, mais palestras no Dia do Idoso
Data: 1º de outubro, das 8h às 12h
Local: Rua dos Coelhos, 300, Boa Vista
Visita ao abrigo Ieda Lucena
Ação: palestra sobre uso racional de medicamentos, atividades de dança, cuidados com a saúde bucal, exibição de filme, oficina “Água é vida” e roda de conversa terapêutica.
Data: segunda (30) e terça (1º), das 8h às 17h; e quarta (2) a sexta (4), das 14h às 17h.
Local: R. Áureo Xavier, 95 – Cordeiro, Recife.
Visita ao abrigo Cristo Redentor
Ação: palestra sobre uso racional de medicamentos, atividades de dança, cuidados com a saúde bucal, exibição de filme, oficina “Água é vida” e roda de conversa terapêutica.
Data: de segunda (30) a sexta (4), das 14h às 17h (terça terá programação pela manhã também, a partir das 8h).
Local: Av. Governador Agamenon Magalhaes, S/N, Jaboatão dos Guararapes.
Por: Pedro Paulo – Multi Comunicação
Foto: Internet