Crianças do Instituto do Autismo fazem pintura de vaga na Arena PE

Crianças do Instituto do Autismo fazem pintura de vaga na Arena PE

Ato simbólico faz referência ao Abril Azul, mês voltado à conscientização do autismo

A Arena Pernambuco recebeu, na manhã desta quarta-feira (24), um grupo de crianças e familiares atendidos pelo Instituto do Autismo (IDA) para um ato simbólico pela conscientização e valorização da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA): a pintura de uma vaga de estacionamento especial. “É um ato simbólico que representa um trabalho diário, para que mais e mais pessoas estejam conscientes sobre os direitos das pessoas com autismo. Para nós, representa muito mais que a pintura de uma vaga exclusiva, mas o ato de dizer para a sociedade que o autista também tem vez e voz”, comenta o diretor geral do Instituto do Autismo, Kadu Lins.

De acordo com Kadu Lins, o ato celebrado nesta quarta foi o início da parceria com o Governo de Pernambuco, sendo a primeira ação realizada na Arena Pernambuco. A pintura foi realizada pelas crianças com TEA, atendidas pelo IDA, ao lado de Kadu Lins e do presidente da Arena, Marcos Nunes e equipe. Foi um momento de atividade para as crianças, que logo após a pintura da vaga exclusiva foram conhecer o campo de futebol do estádio. Já nesta sexta-feira (dia 26), a convite do Governo do Estado, o Instituto do Autismo levará um grupo de crianças para assistir ao jogo entre Sport e Vila Nova, pela Série B, também na Arena Pernambuco.

O IDA conta com seis unidades em funcionamento: está presente nos municípios de Igarassu e Carpina, além das instalações em quatro bairros no Recife (Boa Viagem, Imbiribeira, Graças e Poço da Panela). Ao todo, são mais de 1100 funcionários para o atendimento especializado de mais de 500 crianças e adolescentes assistidos pelas seis unidades. Está em fase de construção uma unidade no município de Caruaru. A previsão é que as atividades comecem a ser oferecidas na unidade em meados de maio. Cerca de 200 famílias devem ser atendidas em Caruaru.

“Todo o espaço do nosso instituto é voltado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes com autismo, com diversas terapias. Podemos proporcionar, de forma individualizada, o aprendizado de novas habilidades, a autonomia, melhorar a atenção, foco e concentração, a comunicação, bem como a interação e comportamento social”, explica Kadu Lins.

Em todas as unidades, o IDA possui infraestrutura completa e uma equipe transdisciplinar, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, pedagogos e musicoterapeutas. Entre as especialidades oferecidas estão: Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada, da sigla em inglês Applied Behavior Analysis), TCC (Terapia Cognitiva-Comportamental), Integração Sensorial, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade Relacional e Funcional, Musicoterapia, além de Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Nutrição.

Além dos serviços oferecidos, as unidades do Instituto do Autismo também contam com diferenciais, como: terapias desenvolvidas na piscina, equoterapia (terapia assistida por cavalos), atividades esportivas ao ar livre e também ações externas. “É incrível acompanhar a evolução dos assistidos, com grandes resultados em termos de independência e sociabilização. Também temos uma atenção e cuidado com as famílias, desenvolvendo atividades específicas para elas. O Instituto possui um olhar especial para também cuidar de quem cuida”, comenta Kadu Lins.

O Instituto do Autismo foi fundado em 2020 por Kadu Lins, que é profissional de Educação Física, especialista em ABA e psicomotricidade, com formações no Brasil e no exterior. Todos os serviços e especialidades oferecidos pelo IDA podem ser acessados por meio de atendimento particular ou através de planos de saúde das redes conveniadas. Os pais e/ou responsáveis podem obter mais informações através do https://institutodoautismo.com/ ou pelo perfil do instituto no Instagram: @institutodoautismo .

https://web.facebook.com/PERNAMBUCOEMFOCO

Jadson d'Pádua

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *