Há quase duas décadas, a empresa inaugurou um modelo de negócios sustentável em que a floresta vale mais em pé do que derrubada
Desde 1999, a Natura se relaciona com comunidades amazônicas para obter ingredientes da biodiversidade, que são usados em Ekos e em várias outras linhas de produtos. Hoje são adquiridas 25 matérias-primas (como óleo de castanha e polpa de açaí) de mais de 4,2 mil famílias da Amazônia, organizadas em 30 comunidades.
Além de ser pagas como fornecedoras, elas também recebem recursos por meio da repartição de benefícios (leia no quadro abaixo). Essa geração local de renda incentiva as populações a manter seus modos de vida tradicionais e reconhecer que a floresta tem mais valor em pé do que derrubada.
A partir de metodologias de mapeamento, a Natura calcula em 257 mil hectares a área de floresta que esse modelo de negócios contribui para conservar (o equivalente às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro somadas). O número considera o entorno das áreas em que as comunidades vivem e coletam ingredientes – nos destaques ao lado do mapa estão dois exemplos de como os hectares são conservados.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz parte da Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The Body Shop e Aesop – que registrou R$ 9,9 bilhões de receita líquida em 2017. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru, produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras Natura, pelo Rede Natura, por meio do app Natura ou em lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Nova York, Santiago e Buenos Aires. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas redes sociais: LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.