Por : Margarida Figueiredo.
O Interior de Pernambuco nunca atingiu índices tão altos de violência, segundo dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, foram registrados na Região, 3.062 homicídios, mais da metade (66%) dos notificados em todo o Estado, em 2017 o índice de assassinatos no Interior vem crescendo, de 2017 para cá este índice cresceu mais.
Algumas cidades apresentaram um índice de 400%, em relação a 2016. Outras mostram uma taxa de homicídios superior a de países em guerra.Crimes violentos letais intencionais que incluem homicídio, latrocínios e outros vêm aumentando desde 2012 e em grandes proporções no referido ano (2012) houve 1.666 mortes, já em 2017 esse número dobrou e pela primeira vez na história o índice de violência no Interior de três mil mortes, isso significa um aumento 470 em relação a 2016 , com isso o Estado termina o ano com 5.427 homicídios.
A violência não acontece somente em Pernambuco. O Brasil num todo sofre com o crescimento da violência nas cidades do Interior, a criminalidade tem aumentado onde a presença do Estado ainda é muito pequena, uma vez que nessas regiões o efetivo policial é pequeno e a segurança não tem estrutura . Os números vem demonstrando o aumento da violência no Interior é uma constante, mais em 2017 a violência cresceu assustadoramente , pois em cidades como Cedro.e Tacaratu, localizadas no Sertão o número de homicídios chegou a 400% .
Outras cidades do interior também apresentam negativos em relação a violência.Outra cidade que vem apresentando altos índices de violência é Caruaru no agreste que se transformou na capital do medo. Caruaru só perde em índices de violência para o Recife e Jaboatão dos Guararapes na região metropolitana.
Parte 02