Estudo tem o objetivo de ampliar o alcance e fortalecer o impacto dos Compaz como política de prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes
Nesta quarta-feira (29), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Prefeitura do Recife apresentarão o resultado de um estudo sobre os Centros Comunitários da Paz (Compaz) como estratégia de política pública. O estudo, realizado pelo Massapê, foi desenvolvido com o objetivo de gerar recomendações para fortalecer e aprimorar o impacto desses equipamentos na resposta e prevenção às violências com foco em crianças e adolescentes.
A avaliação foi desenvolvida em dois equipamentos da Rede Compaz, o Miguel Arraes, no bairro da Madalena, e o Ariano Suassuna, no Cordeiro, por meio de questionários e grupos focais com cuidadores, adolescentes e funcionários das unidades, assim como oficinas de leitura para compreender as percepções do público infantil. Para a amostragem foram considerados perfis correspondentes à audiência prioritária do Compaz, que é a população em situação de vulnerabilidade, envolvendo cerca de 900 pessoas diretamente.
Atualmente, quatro unidades do Compaz estão em funcionamento no Recife, com mais um em construção e previsão de expansão ao longo de 2024. Com modelos semelhantes em outras cidades, a estratégia também vem crescendo no país.Todo o processo foi debatido e validado por representantes do UNICEF, do Massapê e da Prefeitura do Recife.
Após a análise de dados e evidências, o relatório “Entre Vozes e Vivências: avaliação participativa do Compaz para o fortalecimento da cultura de paz e inclusão social no Recife (PE)” reuniu dez recomendações, distribuídas em quatro eixos: integração com o território, atendimento inclusivo, serviços e atividades e integração entre políticas. A avaliação faz parte da #AgendaCidadeUNICEF, parceria entre UNICEF e Prefeitura do Recife, que visa o fortalecimento de políticas de proteção de crianças e adolescentes do bairro do Ibura.
Compaz
As primeiras unidades da rede Compaz foram implementadas pela Prefeitura do Recife, a partir de 2016, com foco nos territórios em situação de vulnerabilidade social com o objetivo de atuar como uma resposta direta aos índices de violência observados. Os Compaz focam nos jovens como forma de evitar a entrada e a permanência desse público no ciclo de violência, apostando na oferta de serviços e atividades educacionais, culturais, esportivas, de qualificação profissional, de saúde e bem-estar. Atualmente, os equipamentos reunem cerca de 60 mil pessoas.
A #AgendaCidadeUNICEF
#AgendaCidadeUNICEF é uma parceria do UNICEF com prefeituras de centros urbanos para a promoção de direitos e oportunidades para crianças e adolescentes mais vulneráveis, contribuindo para a inclusão, não discriminação e não violência. Na capital pernambucana, o bairro definido como prioritário pela Prefeitura do Recife e o UNICEF foi o Ibura, um dos mais populosos da cidade, com 50 mil habitantes, e que apresenta uma das maiores taxas de homicídios da capital, alcançando adolescentes entre 10 e 19 anos, segundo dados de 2019 reportados pela Prefeitura.
A #AgendaCidadeUNICEF prevê a realização de ações integradas, até 2024, nas áreas de educação, inclusão socioprodutiva, proteção contra violência, além de saúde e bem-estar. Nesse período, o UNICEF disponibilizará apoio técnico, compartilhamento de metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais – numa contribuição para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
AGENDA:
Lançamento do Estudo “Entre Vozes e Vivências: avaliação participativa do Compaz para o fortalecimento da cultura de paz e inclusão social no Recife (PE)”
Onde: Compaz Miguel Arraes
Quando: às 14h, quarta-feira, dia 29/12
Iniciativa: UNICEF e Prefeitura do Recife
Realização: Massapê
Contatos:
Julia Kacowicz – juferreira@unicef.org, 81-9242-7218
Bruno Viecili – bviecili@unicef.org, 71-99199-0913
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais acessando o site oficial e acompanhe as ações da organização no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.