Um estudo recente do Sebrae apontou que cerca de 21,6% das microempresas fecham as portas em até cinco anos. O principal motivo é a falta de planejamento, admitida por 17% dos empresários. Por isso, pensar nas finanças da empresa é o primeiro passo para atravessar o ano com tranquilidade. Realizar um estudo de viabilidade econômica é um bom começo. É fundamental avaliar cenários para 2025, um ano que será desafiador para os empresários.
“O empresário precisa se educar para manter o controle financeiro. A tendência é de um ano com taxas de juros mais altas, dólar elevado e impactos da nova reforma tributária. Por isso, a dica é se preparar, registrar as movimentações financeiras, se possível, diariamente; monitorar despesas, pagar as contas em dia para evitar juros e, o principal, ter sempre uma boa reserva financeira. Investir em ferramentas tecnológicas que ajudem nesse controle também é uma boa estratégia”, explica Cleto Paixão, analista do Sebrae/PE.
Maré alta para os pequenos negócios
O verão já começou e a promessa é de um primeiro semestre aquecido para os empreendedores de diversos setores, como turismo, lazer, hotelaria e alimentação fora do lar. O otimismo se deve à quantidade de feriados prolongados nos primeiros seis meses de 2025. As folgas estendidas começam logo em março, com o Carnaval, uma excelente oportunidade para quem deseja aumentar o faturamento. Em Pernambuco, a Folia de Momo terá um tempo extra por causa do feriado da Data Magna (06.03), justamente no dia seguinte à Quarta-feira de Cinzas.
“Muitos consumidores já estão se programando para aproveitar esses feriados. Haverá uma grande demanda de turistas, sobretudo nos destinos mais procurados, como as praias. Para aproveitar o bom momento, é preciso estar preparado e bem estruturado para receber visitantes. Se for necessário buscar crédito para investir no negócio, a hora é essa! Mas isso precisa ser feito com responsabilidade”, alerta Cleto.
Outra orientação importante é pensar na divulgação do negócio. Definir estratégias de marketing em redes sociais para os períodos de maior movimento pode fazer toda a diferença. “O meu público-alvo precisa saber que eu estou ali. Em Bonito, no Agreste, por exemplo, além das cachoeiras e atividades clássicas de lazer, alguns empreendedores já estão investindo em visitas a vinícolas. Os empresários podem fazer parcerias, inclusive, para proporcionar novas experiências”, destaca.
Abusar da criatividade também é um diferencial. Entender as dores dos clientes e desenvolver estratégias que possam fisgá-los é essencial. “O Recife, por exemplo, tem uma infinidade de parques. É verão e eu vendo sorvete no meu estabelecimento físico. Não seria interessante levar uma estrutura móvel para oferecer o meu produto nesses espaços? É usar a inteligência e ir até onde o cliente está”, orienta o analista.
Apoio
Manter as finanças equilibradas, desenvolver habilidades para vender mais e traçar planos de divulgação e marketing são atitudes que necessitam de orientação especializada. O empreendedor interessado em saber mais sobre planejamento pode acessar este link https://bit.ly/tudo-sobre-
#éfoconajustiça #éfoconobirosca #jpcbiroscando
#éfocobrasil #pernambucoéfoco #épernambucoemfoco #jaboatãoemfoco #jaboatãoraizéfoco
#celebridadeséfoco #cidadãoéfoco #cafénadica #cafénadica #voçêperguntaeoprofissionalresponde #celebridadesemfoco #éfoconaresposta #quemperguntaerramenos
#regiãometropolitanaéfoco #garçombrasiléfoco
#taxistabrasiléfoco
#falasérioéfoco #éfoconarede #garçombrasiléfoco #éfoconasaúde #éfoconaeducação #éfocolemente #foconobirosca #jpcobirosca #mentalistaéfoco #issonãopode #politicaéfoco #eleiçãoéfoco #cafecombirosca #redeéfoco #cidadãoéfoco
#éfoconaarte #éfoconareflexão #apalavraéfoco #arteéfoco #éfoconaletra #éfocoprarefletir #efoconopoema #éfocoeucurto #efocoeucurto
@jpcbiroscando @jaboatao.emfoco @redeefoco @cafecombirosca @redeefoco @cafecombirosca @obirosca