Com a metade do ano letivo se aproximando, fonoaudióloga reforça a importância de identificar o distúrbio de forma precoce e buscar acompanhamento adequado
Um desempenho ruim na escola muitas vezes é associado com preguiça, falta de atenção ou de interesse por parte do aluno, mas pode ser resultado de um transtorno de aprendizagem. Para evitar que esses problemas resultem na desmotivação escolar, é importante identificar o problema de forma precoce.
“Os distúrbios de aprendizagem podem incluir dificuldades na decodificação fonológica, trocas de letras durante a escrita, problemas na elaboração de textos, pouca ou nenhuma compreensão da leitura ou das atividades matemáticas”, esclarece a fonoaudióloga da Clínica Três Marias, Dra. Ana Cavalcante.
Para isso, é importante uma atuação conjunta do fonoaudiólogo, pais e equipe pedagógica para o desenvolvimento das habilidades necessárias ao aprendizado, como linguagem oral, escrita e compreensão.
“A escola é o principal agente ligado ao conhecimento formal, mas é através dela que a criança desenvolve aspectos cognitivos, linguísticos, metalinguísticos e sociais. Quando há uma dificuldade, o aluno se sente excluído e perde o interesse, o que acaba piorando seus resultados acadêmicos e se torna um ciclo vicioso”, complementa Ana.