A tomada de decisões referentes ao setor de saúde no Jaboatão dos Guararapes ganhará mais celeridade com a adoção da plataforma Gissa, instalada em computadores da Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda-feira (31). A tecnologia permite a coleta automática das informações concentradas nas bases de dados dos sistemas do Ministério da Saúde, que auxiliam no planejamento e execução de ações para melhorias dos serviços de saúde.
A medida foi possível por meio de Cooperação Técnica celebrada entre o município e a União, por intermédio do Ministério da Saúde, o Estado de Pernambuco, via Secretaria Estadual da Saúde, e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. “Trata-se de mais uma parceria realizada por Jaboatão para possibilitar melhorias no trabalho da nossa equipe e no serviço ofertado a nossa população”, salienta o prefeito Mano Medeiros.
“A plataforma contém painéis (dashboards) de informações integradas da área de saúde e permite a elaboração de relatórios detalhados sobre questões como vacinação, nascidos vivos, mortalidade, entre tantas outras relacionadas ao setor de saúde. Nós já fazemos essa consulta, mas não de forma imediata, com atualização automática à medida que esses dados vão sendo alimentados pela equipe técnica”, explica a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa. A ferramenta passará por um período de testes de 15 dias, para entrar em uso em definitivo.