Concerto gratuito e aberto ao público, oferecido pela Prefeitura do Recife, será nesta quarta-feira (21), às 20h, com obras de Antonín Dvorák e do regente Marlos Nobre na programação. Na terça, Orquestra se apresenta para crianças e jovens, a partir das 9h
Na próxima quarta-feira (21), a Orquestra Sinfônica do Recife convida os recifenses a celebrar a música erudita em concerto gratuito e aberto ao público, no Teatro de Santa Isabel. A apresentação, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, começa às 20h. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 19h.
Para o repertório da apresentação, o maestro Marlos Nobre, que está celebrando seus 80 anos de vida e 60 de carreira em várias apresentações pelo país, escolheu a Sinfonia nº 8, do alemão Antonín Dvorák, e Canticum, peça de sua autoria.
Segundo o maestro, a Sinfonia nº 8 (em Sol Maior, Opus 88) revela toda a maturidade criativa e técnica de um já maduro Dvorák. Escrita em quatro movimentos, a peça oscila da pujança à delicadeza, “com utilização espetacular dos instrumentos de percussão, que infundem uma sonoridade especialíssima a esta Sinfonia, que parece vir da eternidade, elevando-se no tempo com grande serenidade e beleza”, diz Nobre.
A sinfonia, discorre o maestro, revela sua potência desde os primeiros acordes. “O primeiro movimento é uma exposição poderosa dos temas fundamentais da peça. No segundo, há um belíssimo solo de violino, extremamente típico do estilo de Dvorák e da sensibilidade tcheca, que encerra uma atmosfera doce e amorosa, dando lugar ao terceiro movimento, que é uma graciosa dança no compasso de valsa. O movimento final da Sinfonia é também o mais turbulento e dramático: começa com fanfarra de trompetas, evoluindo para uma melopeia de violoncelos. A tensão cresce e finalmente relaxa até que a orquestra anuncia de novo o tema inicial, dando lugar a um surpreendente trinado de trompas.”
Escrita por Marlos Nobre em 2014, Canticum (para orquestra de cordas, Opus 120) será apresentada numa versão inédita, adaptada para grande orquestra de cordas. “A peça tem um caráter grave e até mesmo sombrio que, nesta presente versão para cordas, acentuou-se de forma muito nítida. Começa nostálgica com os segundos violinos e vai sendo ampliada para toda a orquestra com uma sonoridade cada vez mais robusta. Uma parte central contrastante, de caráter menos dramático, apresenta um novo tema que, igualmente, é explorado em diferentes tessituras nos diversos naipes das cordas. Após este momento culminante e dramático, a obra vai, paulatinamente, acalmando e conclui em um ‘pianíssimo’ com toda a orquestra.”
Concertos para Juventude – Um dia antes do concerto, na terça-feira (20), a partir das 9h, a Orquestra Sinfônica do Recife realiza mais uma edição dos Concertos para Juventude, dentro da programação do Projeto Santa Isabel em Cena. Após uma visita pelas instalações do teatro, crianças e jovens estudantes da cidade e da Região Metropolitana receberão uma verdadeira aula sobre compositores, composições e sonoridades da música erudita. Escolas e grupos interessados devem agendar a visita pelo telefone (81) 3355-3323.
Serviço
Concertos para Juventude no Santa Isabel em Cena
Data: Terça-feira, 20 de agosto
Horário: 9h
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio
Inscrições: 3355-3323
Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife
Data: Quarta-feira, 21 de agosto
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel
Entrada franca
Informações: 3355-3322
Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR
GABINETE DE IMPRENSA