#ÉFOCOÉNOTICIA

Suape leva capacitação profissional para catadores e artesãos de Nova Vila Claudete

Iniciativa pretende fortalecer a visão empreendedora da Novaclau Recicla, além de desenvolver habilidades e competências para a autogestão da associação

O Complexo Industrial Portuário de Suape assinou, na manhã desta quarta-feira (29),  ordem de serviço para o desenvolvimento de um projeto de capacitação de jovens e adultos da Associação dos Artesãos e Catadores de Materiais Recicláveis da Nova Vila Claudete (Novaclau Recicla), no Cabo de Santo Agostinho. O evento aconteceu no edifício-sede da empresa, com a participação de representantes da entidade e de colaboradores da Empresa Suape. A ação, planejada e executada pela Diretoria de Articulação Social e Gestão Fundiária (DSF), tem o objetivo de incentivar a autogestão da cooperativa e de promover iniciativas sustentáveis. As atividades serão iniciadas no dia 4 de julho.

O projeto, executado pela empresa Santal, que atua com a capacitação profissional desde 2012, pretende dar aos integrantes da associação uma ampla visão do processo de autogestão da Novaclau Recicla, além de orientá-los sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos na solução de problemas práticos de aproveitamento de resíduos sólidos. Com a capacitação, que inclui aulas teóricas e práticas, os associados vão adquirir habilidades para gerenciar a organização, conhecendo os sistemas de produção dos resíduos existentes, através da integração entre estratégias e mercado.

Segundo o diretor de Articulação Social e Gestão Fundiária de Suape, João Alberto Faria, a intenção do projeto é fazer com que os catadores passem a enxergar a organização como um negócio. “Nossa grande perspectiva é fazer uma capacitação séria, com técnica e profissionalismo, que estimule o empreendedorismo neles, levando benefícios para a associação e também para toda comunidade”, pontuou. O gestor ainda ressaltou a importância da adesão de todos os associados ao projeto. “Nós estamos trazendo uma empresa com muita expertise no assunto, mas quem sabe do trabalho realizado, são eles. Então é fundamental que eles aproveitem essa oportunidade para fazer a associação crescer efetivamente”, concluiu.

Os associados assistiram a uma apresentação sobre o projeto e ficaram entusiasmados com as ideias propostas para o grupo. “Nós viemos aqui com a certeza que a proposta oferecida seria uma coisa boa e agora confirmamos que essa capacitação vai melhorar muito o resultado de nosso trabalho”, falou Nívea Santana, vice-presidente da Novaclau Recicla. O plano de atividades foi apresentado pelo representante da Santal e coordenador do projeto, Emanuel Sampaio, que de uma forma bem didática, falou sobre os aspectos gerais, metas e os temas que serão abordados durante a capacitação. O projeto tem investimento de R$ 36 mil e prazo de execução de 5 meses.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *