A doença quando diagnosticada precocemente tem 80% de cura
No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer infantojuvenil representa a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, mas quando diagnosticado precocemente tem 80% de chances de cura. Este mês, o Setembro Dourado chama a atenção da população para esse tipo de câncer e amplia o debate sobre como diagnosticar os primeiros sinais da doença. “Entre os principais sintomas do câncer nas crianças estão a palidez, caroços, febre, perda de apetite, manchas roxas e caroços no corpo. Mais importante ainda, é estar atento à persistência de um desses sintomas e de imediato procurar um médico para uma avaliação mais criteriosa”, alerta o oncologista pediátrico e fundador do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer – NACC, Francisco Pedrosa.
Segundo o médico oncologista, ao contrário do câncer adulto, o câncer infantil não tem relação direta com fatores ambientais ou hábitos de vida, e nem relação hereditária. O câncer infantil tem relação genética e em muitos casos pode ocorrer atrelado a outras patologias já existentes. “Crianças com síndromes, por exemplo como o Down, tem até 40 vezes mais chances de ter um tumor cancerígeno”. Ainda de acordo com o especialista, os tumores mais comuns nas crianças e adolescentes são os linfomas, leucemias agudas e tumores do sistema nervoso central.
“Quando diagnosticado é muito importante iniciar logo o tratamento e seguir até o final. Vi muitos pais que não tinham condição de permanecer no Recife oriundo de outras cidades, interromper o tratamento. E foi nesse contexto que iniciamos o trabalho do NACC há quase 36 anos, dando um suporte socioeconômico e ajuda para abrigar essas famílias e permitir a elas seguirem com o tratamento”, comenta o médico Francisco Pedrosa.
Mundo Bita – Para alertar a população sobre esse tipo de câncer, a turma do Mundo Bita em parceria com o NACC, durante todo o mês de setembro, irá utilizar de suas redes sociais para de forma lúdica falar sobre diagnóstico e tratamento. “O Mundo Bita recebe muitas mensagens de famílias que passam por situações delicadas de saúde e que utilizam o nosso conteúdo como fonte de apoio e força. Disseminar informação junto com o Nacc, uma entidade que vive a questão do câncer infantil e ajuda tantas crianças, é mais uma maneira de deixar a nossa contribuição”, afirma Chaps Melo, criador do Mundo Bita.
NACC – Fundado em outubro de 1985, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), com sede no bairro dos Aflitos, oferece suporte aos serviços de oncologia pediátrica do Recife, através do apoio às crianças carentes em tratamento na cidade e seus familiares. Mantido exclusivamente através de doações e contando com a ajuda de profissionais e voluntários, a instituição disponibiliza todos os seus serviços gratuitamente para que possam dar continuidade ao tratamento com dignidade.