#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Seminário discute empreendedorismo, cultura e turismo criativo em Tracunhaém

Oferecer possibilidades para dinamizar o turismo, aquecer o mercado de artesanato e fomentar a cultura local são os objetivos do Seminário Cadê Juca? – Empreendedorismo, Cultura e Turismo Criativo, que será realizado no Centro de Artesanato de Tracunhaém de 18 a 20 de outubro.  Os interessados podem inscrever-se de graça e com antecedência no local do evento ou por telefone. As vagas são limitadas.

O seminário faz alusão ao personagem Juca Pitanga, da novela Coração Alado, exibida em 1980 pela Rede Globo. Interpretado por Tarcísio Meira, Juca era ceramista e escultor fictício da cidade de Tracunhaém, que ficou conhecida nacionalmente pelo turismo e comércio de artesanato e barro devido à repercussão da novela. “O evento é de grande importância para a economia e desenvolvimento social da cidade, pois tenta resgatar a prosperidade com base no turismo e no artesanato, que deram ao município o status de terra do artesanato de barro de Pernambuco. A ideia é fomentar discussões por meio do compartilhamento de informações e experiências empreendedoras bem sucedidas”, ressalta Normando Albuquerque, gestor do Projeto de Economia Criativa da unidade Mata Norte do Sebrae em Pernambuco.

Serão três dias de palestras com temas ligados ao turismo, atrativos culturais, economia criativa e empreendedorismo. Além do apoio do Sebrae,  o Seminário conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Tracunhaém, Associação dos Artesãos de Tracunhaém (Associatra),  Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, da Rede Nacional de Turismo Criativo (Recria) e de mestres turismólogos.

 

Serviço:

Seminário Cadê Juca? – Empreendedorismo, Cultura e Turismo Criativo

Local: Centro de Artesanato de Tracunhaém/PE, na praça principal da cidade

Data: 19 e 20 de outubro

Hora: A partir das 13h30

Informações e Inscrições: no local do evento ou pelo WhatsApp (81)   9 9828-0111. Inscrições gratuitas com limite de 30 vagas

 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 18

13:30h – Abertura

14:00h – O Patrimônio como Identidade Cultural de um Povo – Elinildo Marinho (Setor de Patrimônio Cultural da Fundarpe)

15:00h – Barro – O Futuro em Nossas Mãos – Breno Nascimento (coordenação de Artesanato da Fundarpe)

16:30h – intervalo

16:45h – A Atuação do Sebrae no segmento de Economia Criativa– Normando Albuquerque (gestor do projeto Economia Criativa da Mata Norte – Sebrae)

Dia 19

13:30h – O Turismo do Dia-a-Dia – Marília Paes (mestra turismóloga, Profª de turismo da UFPE e consultora da Qualiconsulte)

15:30h – Apresentação do TCC “Sambada de Coco de Roda – instrumento para impulsionar o turismo em Tracunhaém” (Wagner Staden e Michelle Cristine – turismólogos)

16:00h – intervalo

16:15h – Prodetur mais Turismo – Gil Marinho (gerente de Produtos e Destinos Turísticos da Empetur)

Dia 20

13:30h – Turismo moderno e suas inovações – Priscilla Marques (gestora de Qualificação Turística da Seturel-Recife)

14:30h – Tracunhaém e sua realidade (rodada de diálogos com os participantes)

15:00h – intervalo

15:15h – Cultura e Turismo Criativo (Larissa Almeida – Coordenadora da Rede Nacional de Turismo Criativo – Recria)

17:45h – Fim (período da tarde)

19:30h – Sambada de Coco de Roda: Mano de Baé/Panela de Barro/Seu Zeca do Rolete

Por: Jessica Mezzomo – Dupla Comunicação

Foto: Internet

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *