#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Seleção feminina de futebol é convocada para a Copa

A seleção brasileira feminina de futebol foi convocada, nesta quinta-feira (16), para a Copa do Mundo 2019. A veterana Formiga e as estrelas Marta e Cristiane estão entre as escolhidas pelo técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão. O Mundial será disputado de 7 de junho a 7 de julho, na França. A seleção brasileira está no Grupo C, com Jamaica, Austrália e Itália. Pernambuco será representado mais uma vez pela goleira Bárbara, que disputará o seu quinto Mundial na carreira. 

A estreia nacional será no dia 9 de junho, contra a Jamaica, em Grenoble. Quatro dias depois, o time de Vadão encara a Austrália, em Montpellier. O desfecho da primeira fase será no dia 18 de junho, diante da Itália, em Valencinnes. Em entrevista após o anúncio das convocadas, Vadão mostrou-se otimista quanto ao desempenho na Copa. “Nós temos a pretensão de vencer. O nosso otimismo em relação ao bom resultado está na cabeça de cada um de nós. Nossa expectativa é altamente positiva”, diz o treinador, apesar dos maus resultados recentes.

O técnico da seleção ainda aposta no talento de Marta, de 33 anos, mas sabe que a veterana não pode ser a única a carregar a responsabilidade pelos resultados. “Ela não tem a idade tão avançada que não possa desequilibrar”, explica. “Marta ainda é a Marta, mas não podemos jogar tudo nas costas dela para ela resolver. A equipe precisa ter uma estrutura que facilite o trabalho dela. Poder de decisão ela tem”, disse.

Das convocadas, 15 estiveram nas Olimpíadas de 2016 (só são 18 selecionadas para os Jogos Olímpicos) e 15 também na Copa do Mundo em 2015. “Nós mantivemos uma base de jogadoras em que acreditamos, por isso fiz um esforço muito grande para Formiga voltar à seleção. Ela já tinha se despedido, mas atendeu o nosso pedido. Ela não é desse planeta. Tem 41 anos e renovou com o PSG. Mas, também há muitas jovens atletas que demos oportunidades, como Letícia, Andressinha, Kathellen…”, disse Vadão.

Convocadas

Goleiras
Aline (Tenerife -ESP), Bárbara (Avaí/Kindermann) e Letícia (Corinthians);

Laterais

Fabiana (Internacional), Letícia Santos (Sand-ALE), Tamires (Fortuna-DIN) e Camila (Orlando Pride-EUA);

Zagueiras
Érika (Corinthians), Kathellen (Bordeaux-FRA), Mônica (Corinthians) e Tayla (Benfica-POR);

Meio-campistas
Andressinha (Portland-EUA), Formiga (PSG-FRA), Adriana (Corinthians) e Thaísa (Milan-ITA);

Atacantes
Bia Zaneratto (Incheon Steel Red Angels-COR), Cristiane (São Paulo), Raquel (Huelva-ESP), Debinha (North Carolina-EUA), Geyse (Benfica-POR), Ludmilla (Atlético de Madri-ESP), Marta (Orlando Pride-EUA) e Andressa Alves (Barcelona-ESP).

Fonte: Folha PE

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *