Exibição é também uma homenagem da Rio Ave à arquiteta pernambucana Janete Costa, impulsionadora da cultura regional
Em uma iniciativa de valorização da cultura regional, as obras de doze artistas populares de Pernambuco estão em exibição em nova edição da Galeria Urbana criada pela Rio Ave em uma movimentada esquina da Zona Sul do Recife. A construtora repete a gentileza urbana e leva esculturas originais e reproduções em imagens de trabalhos dos mestres para vestir os tapumes em volta do seu próximo lançamento, no cruzamento da Rua Arthur Muniz com a Avenida Conselheiro Aguiar, na altura do Segundo Jardim, atrás do Edifício Califórnia.
A mostra, que já está sendo exibida, é uma homenagem à arquiteta e designer Janete Costa, que sempre buscou inserir elementos da arte nordestina em projetos modernos de arquitetura e em grandes exposições nacionais e internacionais. Parte das obras exibidas são do seu acervo pessoal e da sua família.
A galeria traz as produções dos mestres Galdino, Nuca, Lourenço, Eudócio, Nicola, J. Borges, Maria Amélia, Fida, Joaquim de Tracunhaém, Cunha, Vitalino e Bajado, ícones do artesanato do Estado. Desta vez, a galeria vai além e terá, além de fotografias, amostras reais das artes. Os visitantes poderão conferir pessoalmente as obras conhecidas como: o Leão de Nuca, a Cabeça de Nicola, o Barco de Zé Alves e o Boi de Eudócio, dispostos em nichos ao longo do mural. Cada obra será acompanhada por informações e um QR Code, por meio do qual é possível acessar mais detalhes sobre os autores.
A curadoria foi feita pelas próprias filhas de Janete, a galerista Lucia Santos e a arquiteta Roberta Borsoi. “Ela misturava tudo, o trabalho dela como arquiteta, como curadora, pesquisadora, produtora: foi uma incentivadora. Fazia muitos projetos culturais, muitas exposições, e sempre criou espaço para expor o trabalho desses artistas. Essa curadoria que a gente fez foi focada em Pernambuco, com mestres com quem ela conviveu ou trabalhou”, comenta Roberta.
Beto Ferreira da Costa, sócio e CEO do grupo Rio Ave, conta que a galeria urbana é um projeto que nasceu para favorecer a comunidade, o urbanismo e o paisagismo no entorno de empreendimentos da construtora. “A iniciativa ainda exalta a produção artística local e propicia sua disseminação, na medida em que permite o acesso à cultura e à informação para quem circula pelas ruas”, afirma.
A Galeria Urbana é um projeto da Rio Ave que nasceu em 2019. A primeira edição reuniu obras de artes públicas do Recife em um mural de imagens na Avenida Conselheiro Aguiar, Rua Padre Carapuceiro e Rua dos Navegantes. A exibição foi feita em parceria com a arquiteta Lúcia Padilha, coordenadora do Projeto Recife Arte Pública, que realizou o mapeamento de 357 obras de arte públicas – entre painéis, murais, vitrais e esculturas – presentes na capital pernambucana.
#foconafonte: Maria Lígia Barros