Entre os dias 19 e 21 de setembro, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac realiza o 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda, trazendo uma programação intensa, com mais de 30 palestras e oficinas. O Sebrae em Pernambuco também participa do evento, apresentando seu projeto de Educação Empreendedora para profissionais do ramo, com o trabalho de consultores – que vão utilizar ferramentas para desenvolver o protagonismo profissional – e fazendo conexões entre as startups presentes, relacionando suas habilidades e soluções às necessidades do mercado.
Com o tema central “Educação e tecnologia para a humanização da escola”, o congresso abre espaço para atuações múltiplas que visem o desenvolvimento do setor. Como nome de peso no desenvolvimento do empreendedorismo em Pernambuco e no país, o Sebrae utiliza sua participação no congresso para disseminar as ações do seu projeto de Educação Empreendedora, que já formou aproximadamente 612 profissionais, capacitando 5255 alunos para empreender.
Além disso, consultores do Sebrae vão utilizar o Canvas You, ferramenta que serve para desenvolver o protagonismo na vida profissional dos visitantes do evento. De acordo com Lívia Moura, analista do Sebrae, a participação da instituição visa fazer conexões entre profissionais de educação, startups presentes, suas soluções e ideias, com as demandas e necessidades do mercado de educação em Pernambuco. “O foco da participação do Sebrae neste evento é ampliar a disseminação de práticas empreendedoras e de inovação tecnológica dentro dos processos de aprendizagem”, afirma.
“Quando se fala em tecnologia na educação costumamos pensar numa gama de equipamentos digitais sofisticados, imaginando-se que implementar tecnologia na educação é algo parecido com ‘robotizar’ alunos, professores e a escola. Na verdade, tecnologia educacional é todo processo de ensino que facilita e torna mais significativa a aprendizagem”, explica o coordenador Geral do Congresso, Arnaldo Mendonça. O educador reforça que “os equipamentos de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) existem para facilitar o trabalho do professor e favorecer a aprendizagem dos alunos, através da sensibilização, ludicidade e simulação da realidade, sempre na direção de uma educação humanizadora e colaborativa”.
SERVIÇO
Sebrae no 16º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação
Quando: de 19 a 21 de setembro
Onde: Cecon | Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho, Olinda
Inscrições: www.pe.senac.br/congresso
Outras informações: 0800 570 0800
Por: Pedro Jordão – Dupla Comunicação
Foto: Internet