A terceira edição do REC’n’Play, festival de tecnologias e economia criativa do Porto Digital e da Ampla Comunicação, vai ocupar o Bairro do Recife de 02 a 05 de outubro de 2019. O Sebrae/PE, parceiro desde a criação do evento, é responsável novamente pela apresentação do festival e monta uma extensa programação gratuita voltada para negócios digitais, acesso a mercado e cultura maker. Todas as atividades da instituição durante os quatro dias serão realizadas no prédio Apolo 235, na Rua do Apolo.
De acordo com Francisco Saboya, idealizador do REC’n’Play e superintendente do Sebrae/PE, a ideia é que o Sebrae/PE esteja cada vez mais próximo das novas tecnologias e abordagens de mercado, para dar suporte aos novos empreendedores e ajudar a transformar os negócios tradicionais, tendo em mente os diversos perfis contemporâneos do consumidor. “O REC’n’Play 2019 será nosso palco de apresentação para as dinâmicas que já produzimos dentro do Sebraelab, nosso laboratório de experimentação, conexões e aprendizado. Por isso, investimos numa programação com capacitações voltadas para negócios mais digitais, prototipagens, acesso a mercado e economia criativa digital, mais fortemente audiovisual e games”, afirma.
Negócios digitais: a área vai aproximar empresas e startups de estratégias digitais de negócios. Para isso, apresentará essas estratégias digitais em três vertentes: Estratégia, com palestras e workshops sobre cultura digital; Modelagem de negócios e produtos digitais; Mercado, na qual será discutida, com consumidores, estratégias de marketing, relacionamento e vendas digitais; e, por fim, Operação do negócio, contemplando as tecnologias habilitadoras da transformação digital e modelos, práticas e ferramentas de gestão ágil.
Mercado: esse pilar se concretizará com a realização do evento “REContent Conexão e Negócios” – feito em parceria com a Proa Marketing Cultural, AD Diper e Porto Digital – que vai promover rodadas de negócios, pitchings, debates e painéis com grandes nomes e empresas dos mercados nacionais de audiovisual e de games. Tem como prioridade facilitar os encontros entre as distribuidoras e os profissionais desses mercados. O REContent será o primeiro evento desse tipo, no Recife, direcionado a produtores de conteúdo. Foram escalados distribuidoras, canais de TV, publishers, entre outros potenciais investidores. A expectativa da organização é oferecer para criativos, produtores, desenvolvedores e outros profissionais da cadeia produtiva de audiovisual e de games, um ambiente favorável para compra e venda de conteúdo (roteiros, filmes, jogos e serviços), criando novas perspectivas para o setor. As 23 atividades que compõe este eixo demandam inscrições específicas, que não apenas a do REC’n’Play, e devem ser feitas pelo site www.recontent.com.br.
Cultura maker: voltado para jovens de 14 a 24 anos, esse eixo de prototipagens propriamente dito do Sebrae/PE no REC’n’Play é voltado para o “Do it Yourself” (DIY), prática que vem se intensificando no mundo do empreendedorismo, que se relaciona com o protagonismo e a transformação do mundo pelas próprias mãos, independente de contextos favoráveis ou apoios financeiros. Além das reflexões sobre esse aspecto empreendedor, as atividades desse eixo terão forte influência de ativismos sociais e, por isso, vão utilizar as ferramentas do Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (LOUCo) para prototipagens de novos artefatos, capazes de solucionar problemas da cidade do Recife. Os artefatos elaborados serão feitos a partir da lógica do upcycling, em que novos produtos são confeccionados a partir da reciclagem, mas que a qualidade é igual ou superior ao original. O eixo conta com parceria da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) e sua Secretaria de Inovação Urbana. Unindo inovação, sustentabilidade e compartilhamento de ideias, as atividades desse eixo têm o objetivo despertar os jovens para o empreendedorismo por dinâmicas de prototipação de artefatos sociais.
Segundo Thiago Suruagy, gerente do Laboratório de Estratégias Digitais do Sebrae/PE, inovação é o principal vetor de desenvolvimento dos pequenos negócios e, assim, deve ser sempre buscada e aplicada nos empreendimentos. “Qualquer empresa que pretenda continuar no mercado e que queira crescer deverá aplicar algum método de inovação. Hoje, quando falamos em inovação, falamos em reinvenção dos modelos de negócios. Então, o que vamos discutir no REC’n’Play são esses novos modelos e como é possível fazer essa remodelagem em negócios tradicionais para as novas lógicas de consumo, permeadas por aspectos digitais. Esperamos, com isso, ajudar a desenvolver o ecossistema de negócios da cidade do Recife e deixar um legado de conhecimentos do Sebrae/PE”, finaliza.
Fonte: Pedro Jordão – Dupla Comunicação
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