#CAFÉCOMBIROSCA

Samuel Salazar defende gestão educacional do Recife

Líder do Governo destaca avanços na entrega de materiais didáticos e aponta falhas do governo estadual

Durante a reunião plenária desta terça-feira (27) na Câmara Municipal do Recife, o vereador Samuel Salazar (MDB), líder do Governo, defendeu a gestão do prefeito João Campos e do secretário de Educação, Fred Amâncio, e destacou uma série de programas e ações em andamento na área da educação. Em sua fala, o parlamentar sublinhou a expansão das vagas de creche e primeira infância na rede municipal de ensino, as diversas obras e requalificações de unidades, dentre outras ações. A fala ocorreu em resposta às críticas da bancada de oposição em relação à entrega dos materiais didáticos nas escolas municipais.

“É muito fácil falar da gestão do prefeito João Campos e do secretário de Educação, Fred Amâncio”, afirmou Salazar, ressaltando a importância de reconhecer os avanços conquistados. Ele mencionou o aumento do número de vagas em creches, as obras de requalificação de prédios escolares, a ampliação do número de vagas nas escolas e a implantação do programa Recife no Mundo, que proporciona intercâmbio internacional para estudantes do ensino fundamental. O vereador também destacou a “maior convocação da história de profissionais” para trabalhar nas escolas municipais.

Salazar assegurou que os kits com materiais escolares já estão sendo entregues desde o início do mês, explicando que o processo ocorre gradativamente devido à logística necessária para atender quase 400 unidades de ensino na rede municipal. Ele criticou propostas da oposição, questionando a viabilidade das entregas do material didático começarem em dezembro.

Além disso, o vereador confrontou a oposição sobre a demora na entrega do fardamento dos alunos por parte do governo estadual, destacando a necessidade de discutir os problemas estaduais que impactam o Recife. “Por que o governo do Estado, até agora, não entregou nem o fardamento dos alunos? Eu já fiz essa pergunta ao líder da oposição e ele me respondeu que não somos deputados, que isso cabe à Assembleia Legislativa. Ou seja, para ele é como se o Recife estivesse fora do Estado. Nós temos que discutir sim os problemas do Estado que refletem no Recife. Estamos aqui para discutir e para cobrar”, indagou?

Salazar elogiou o trabalho do secretário Fred Amâncio, enfatizando sua contribuição para a ampliação das vagas em creches municipais e a criação do programa Recife no Mundo.

“Ele tem ampliado o número de vagas de creches municipais”, ressaltou Salazar. “Isso é fruto de trabalho e muito planejamento”. O vereador recordou ainda que Fred Amâncio foi secretário de Educação do então governador Eduardo Campos e que, durante sua gestão, criou o programa Ganhe o Mundo. “Hoje, temos o Recife no Mundo”, concluiu Salazar, destacando a oportunidade de intercâmbio cultural para os alunos do ensino fundamental.

Foto: Rafael Bandeira

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *