Bicicletas inutilizadas serão restauradas em oficinas gratuitas para serem colocadas em um sistema de compartilhamento gratuito em Santa Luzia, no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife. A ideia faz parte do projeto Bota pra Rodar, organizado pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo).
As doações poderão ser feitas até 10 de abril em contato direto com a associação pelo WhatsApp, no (81) 9.9458-6830, e pela internet, em um formulário disponibilizado no site da associação.
Com o Bota pra Rodar, bicicletas que não seriam mais usadas passam a fazer, em média, cinco viagens por dia. Dessa forma, as magrelas têm ganho de vida útil. Moradores de comunidades periféricas do Recife interessados em mecânica de bicicleta participam do projeto com as reformas dos modais. As oficinas duram três meses e têm como objetivo trabalhar a autonomia dos alunos em fazer a manutenção nas bicicletas que serão disponibilizadas para toda a comunidade.
O projeto é desenvolvido desde 2013, quando iniciou suas ações na comunidade de Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, também na Zona Oeste do Recife, com base em quatro passos: recolhimento das bicicletas, integração comunitária, oficinas de capacitação e sistema compartilhado de uso das bicicletas.
Fonte: Folha PE
Foto: Divulgação/Ameciclo