#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Samba, frevo, artes visuais e passeios na programação de fim de semana da Prefeitura do Recife

Neste final de semana, haverá celebração pelo Dia do Samba; Arrastão de Frevo; música e performance no MAMAM; exposições no Museu da Cidade do Recife e na Galeria Janete Costa; atividades ambientais e passeios do Olha! Recife

O final de semana está chegando e com ele programas imperdíveis promovidos pela Prefeitura do Recife. Como o Dia do Samba é 2 de dezembro, no sábado, dia 1º, o Pátio de São Pedro vai receber inúmeras atrações para celebrar a data antecipadamente. Já o MAMAM, no mesmo dia, vai receber projetos sonoros experimentais. Para quem curte artes visuais, não faltam opções no Museu da Cidade do Recife e na Galeria Janete Costa. O fim de semana também pede visitas ao Paço do Frevo, que vai promover um arrastão, ao Econúleo da Jaqueira e ao Jardim Botânico. Também vão acontecer passeios pelo Olha! Recife, de Catamarã, no Bairro do Recife, e a pé, no Morro da Conceição.

Dia 2 de dezembro é celebrado não só o Dia Nacional do Samba, como também o dia Municipal do Samba no Recife. Para comemorar a data do ritmo que marca a identidade nacional do Brasil, os sambistas Wellington do Pandeiro e Belo Xis vão realizar, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o evento “Dia Nacional e Municipal do Samba – 21ª Edição”, no Pátio de São Pedro, sábado (1), a partir das 19h.

Entre as atrações desse grande show, gratuito e aberto ao grande público, estão: Belo Xis, Wellington do Pandeiro, Ramos Silva, Luíza Pérola, Ely Peroais, Leno Simpatia, Cibely Alves, Escolas de Samba Pérola do Samba, Deixa Falar Gigantes do Samba e outros convidados. Além de muita música, o evento também vai contar com uma feirinha de artesanatos afro organizada pelas mulheres do Movimento Negro Unificado.

E o espaço de salvaguarda do ritmo mais representativo da cidade, O Paço do Frevo, vai realizar um arrastão de frevo no próximo domingo (2), a partir das 15h. O grupo sairá do Marco Zero, percorrerá a Boulevard Rio Branco e seguirá em direção ao Paço. Quem vai fazer a festa é o Bloco Lírico Cordas e Retalhos, a Orquestra Imperial da Bomba do Hemetério e a Escola de Frevo do Recife. Além disso, o Paço do Frevo estará aberto durante todo o final de semana das 13h às 17h. Confira: www.pacodofrevo.org.br ou ligue (81) 3355-9500 para mais informações.

O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães vai ser palco de experimentalismos no próximo sábado. A partir das 15h, o MAMAM recebe três atrações do Rumor, circuito semestral de intervenções e mobilizações artísticas, cuja proposta é promover o diálogo entre a música e outras linguagens; participam desta edição, o duo alemão The International Nothing, formado pelos clarinetistas Kai Fagaschinski e Michael Thieke; a performer Flávia Pinheiro, com seu espetáculo Antílope (que conta com a colaboração ao vivo de Leandro Oliván (Arg) e Yuri Bruscky); e o I/O, projeto sonoro-visual do músico pernambucano Cássio Sales. Para saber mais: (81) 3355-6871.

O Forte das Cinco Pontas, onde funciona o Museu da Cidade do Recife, gerido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, agora está todo iluminado. Uma parceria entre o Instituto Neoenergia, a Prefeitura do Recife e o grupo espanhol Iberdrola possibilitou a instalação de uma iluminação cênica, de encher os olhos e não querer perder de vista. Quem comparecer ao local neste final de semana verá a exposição Cinco Pontas, com pinturas e documentos que passeiam por várias épocas e contam o papel da edificação em momentos históricos marcantes da capital pernambucana. No sábado, crianças e adultos poderão participar da atividade O Forte e o Tempo, partilhando o desafio de construir o seu próprio forte. Para mais detalhes: (81) 3355-9540.

Já na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, o público pode conferir a segunda mostra individual do multifacetado artista Jota Zer0ff. Trata-se da exposição Transistor que é gratuita e aberta ao público. São 24 obras, a maioria, pinturas de spray sobre madeira, mas há também trabalhos feitos com lápis e papel. O horário de visitação aos sábados é das 14h às 20h; aos domingos, das 15h às 19h. Informações: 3355-9825 ou galeriajanetecosta@gmail.com.

Em celebração ao Dia de Ação de Graças, que foi na última quinta (22), a escola bilíngüe Blocks Club, localizada no bairro Torre, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), promove no sábado uma programação especial no Econúcleo Jaqueira. Com o objetivo de proporcionar à garotada a oportunidade de brincar e se divertir de forma consciente, a Blocks Club organizará diversas práticas lúdicas, que têm início às 9h e seguem até o meio dia. Além de terem contato com a língua inglesa, os participantes ainda aprenderão a preservar o meio ambiente com muita diversão.

Já no domingo (02), a diversão também é garantida para quem visitar o Jardim Botânico. Os visitantes vão participar de caminhada ecológica aos jardins. A trilha começa às 14h e proporcionará ao participante a experiência da caminhada dentro da Mata Atlântica. Além disso, irão conhecer os jardins de cactos e o jardim sensorial que possibilitará o contato com várias texturas, odores e sabores. A trilha se encerra com uma visita ao orquidário do JBR que abriga um acervo científico com mais de 250 espécies de orquídeas catalogadas e registradas.

E o Olha! Recife, projeto da Secretaria de Turismo Esportes e Lazer, vai promover passeios pela história e pela fé. No sábado (1º), os participantes irão navegar por dentro do centro histórico do Recife, e compreender melhor a história e o meio ambiente da região, com o tradicional passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe. Como o passeio é gratuito, é solicitado que cada participante leve um quilo de alimento não perecível. Exclusivamente para esta edição, os participantes precisarão levar doações de feijão e fubá para ajudar no projeto do Padre Damião. A saída para o passeio é às 9h, do Catamaran Tours.

Com a chegada da tradicional festa da Nossa Senhora da Conceição, no dia seguinte (02), o Olha! Recife a pé chega no alto do Recife, no Morro da Conceição. Com a religiosidade aguçada no bairro, o local é ainda rico em cultura e gastronomia. Os participantes irão conhecer de perto a cultura do bairro da zona norte e, de brinde, a vista privilegiada do local. O ponto de encontro dos participantes será no Largo Dom Luís, de esquina com Avenida Norte, às 9h.

Foto 1: Wesley D’Almeida/Arquivo PCR. Catamarã.

Foto 2: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR. Jardim Botânico.

 

                                                    GABINETE DE IMPRENSA

                                                                1487597847247_PCR

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *