A partir deste sábado (18), um trecho da rua Dom Bosco, no bairro da Boa Vista terá sentido duplo. De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a mudança será feita para viabilizar a restrição de circulação que acontecerá após a conclusão do projeto Nova Conde da Boa Vista. Desde o ano de 2013, já foram implantadas mais de 150 intervenções no trânsito do Recife.
A partir da implantação da mão dupla no trecho da rua Dom Bosco, entre as ruas Henrique Dias e do Paissandu, os condutores que vem da Rua Henrique Dias poderão acessar a rua Dom Bosco em direção ao bairro da Ilha do Leite. Ainda devido à implantação da mão dupla nesse trecho, quem sai da rua do Paissandu não poderá girar à direita para acessar a Rua Dom Bosco, apenas o movimento à esquerda continua permitido. Dessa forma, o condutor oriundo da via local da Avenida Agamenon Magalhães que precise acessar a Dom Bosco em direção ao bairro da Ilha do Leite deverá utilizar a Rua Henrique Dias para esse fim.
De acordo com a Prefeitura do Recife, a mudança acontece para otimizar o acesso dos condutores aos bairros da Boa Vista e Ilha do Leite. A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca que a intervenção é necessária para redistribuir o fluxo de veículos que transitam no local. “A Rua Dom Bosco é um corredor importante de acesso para as avenidas Conde da Boa Vista e Agamenon Magalhães. Ao implantar o sentido duplo, além de viabilizar o projeto da Nova Conde da Boa Vista, que prevê restrições de circulação para carros particulares, vamos promover, também, uma nova opção ao condutor que quer acessar o bairro da Ilha do Leite”, destaca.
Para viabilizar a mudança, o trecho da Rua Dom Bosco terá o estacionamento ordenado. Placas de sinalização e faixas de pedestres serão requalificadas para regulamentar a mudança de circulação nas vias e o disciplinamento do estacionamento na área. Um efetivo da CTTU estará no local durante os primeiros dias da intervenção para auxiliar condutores e pedestres com a intervenção.
Fonte: Diário de Pernambuco
Foto: Helder Tavares/Arquivo DP