O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que cumpre agenda em Pernambuco nesta segunda-feira (4), concedeu uma rápida entrevista coletiva e abordou assuntos polêmicos, durante visita ao Complexo Administrativo de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Em seguida, Maia participa de uma homenagem realizada pela Novabio, com produção da Folha de Pernambuco. Nesse evento, a cadeia produtiva do setor sucroalcoleiro fará um agradecimento a ele e aos deputados do Nordeste pela atuação em defesa do setor em reação ao decreto que facilitava a importação do etanol dos Estados Unidos.
Na entrevista, Maia foi questionado sobre a reforma administrativa que deve ser avaliada pelo Congresso em breve, entre outros assuntos. Segundo ele, a Reforma Administrativa não deve ser priorizada pela Câmara Federal, e, sim, pautas como a PEC do Controle de Gastos, chamada de ‘PEC dos Gatilhos’. Quanto ao projeto do Executivo de mexer no funcionalismo público, ficará para ser apreciado após passar pelas comissões. “A Reforma Admistrativa vai tramitar na CCJ e depois na Comissão Especial, com tempo para a gente compreender o que vem do governo, como é que a gente inclui os outros poderes e como a gente constrói, de fato, uma reforma que priorize a qualidade do serviço público no Brasil”, disse.
CPI do Óleo – Sobre o pedido de instalação da CPI do Vazamento de Óleo no litoral do Nordeste, de iniciativa do deputado federal João Campos (PSB-PE), Rodrigo Maia disse que tomará a decisão após ouvir a bancada parlamentar nordestina. “Estamos avaliando e vamos decidir entre hoje e amanhã [terça]. Vou ouvir os deputados do Nordeste, os pós e contras, e depois vamos decidir sobre ela”, ponderou.
Fonte: Folha PE
Foto: Rafael Furtado / Folha de Pernambuco