#ÉFOCOÉNOTICIA

Revisão da Vida Toda muda benefícios de aposentados

Entenda o que é e se você tem o direito de solicitar

Foi aprovada pelo STF, nesta sexta-feira (25), a “Revisão da Vida Toda”. A revisão é uma ação em que os aposentados do INSS podem pedir que todos os salários de contribuição sejam levados em conta, inclusive antes de julho de 1994, podendo aumentar assim o valor do benefício recebido. Para o advogado previdenciário Elizeu Leite, em alguns casos essa revisão é muito vantajosa para o segurado, pois aumenta a média contributiva e, consequentemente, o valor da aposentadoria.

“Os segurados que tinham boas contribuições antes de julho de 1994 e os que foram atingidos pelo divisor mínimo podem ser beneficiados por essa decisão”, explica Elizeu. Mas, é preciso observar o período de revisão de dez anos, que é chamado de prazo decadencial de dez anos, e saber que ela só é aplicada aos benefícios concedidos pelo regramento anterior à reforma da previdência. Entretanto, uma pessoa pode pedir o benefício hoje, após a reforma da previdência, e ter direito via direito adquirido. O advogado lembra que quem não tem o direito são os aposentados pela nova regra.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *