Por: Márcio Meira
Primeira reunião oficial nessa segunda feira 01 de Fevereiro de 2021 as 19 horas da Câmara Municipal de Vereadores e vereadoras de Amaraji-PE,onde esteve requerimentos em pauta para debate,apreciação, e votação da matéria, com referência aos projetos em edição ordinária legislativa 2021.Na reunião foi tratada dos requerimentos na área rural e urbana,com menção honrosa de méritos e de pesar.Os requerimentos foram apresentados e aprovados por unanimidade, onde na presidência do senhor Edson Gercino,foi implementado um novo sistema de comunicação e voz, na apresentação e leitura que são feitas pelos próprios vereadores e vereadoras do poder legislativo. Um momento da reunião que pode ter trazido surpresa, foi quando a vereadora Júlia de Berna declarou seu apoio a gestão e a prefeita Aline Gouveia.Na reunião teve a participação presencial da prefeita Aline Gouveia e do vice Vagner Magal de Demarcação, e na plenária a presença dos secretariados do município, assessores,com a prefeita respondendo as perguntas que lhe foram feitas e dizendo que mesmo com a situação atual e crítica, jamais impedirá que o seu trabalho administrativo e gestão será impedido de ser realizado,que na sua gestão não existem pessoas acomodadas para a realização do seu governo, no qual parabenizou José Adamastor (Chorão) pela realização do seu trabalho na limpeza da cidade nos turnos de escala de serviço junto a equipe de logística de higiene municipal.Por essa reunião a prefeita tem nesse seu primeiro momento e ano de gestão,apoio de todos os vereadores e vereadoras (9) do poder legislativo do município, em que falaram sobre as maquinas agrícolas e implementos de serviço rural e urbano, no qual considera ser a Patrulha Agrícola e Mecânica do município. Falou sobre o débito do SAAE,sobre a situação logística de serviço da Policia Militar da cidade, quanto também elogiou a coragem e determinação dos secretariados pelo esforço, coragem,e vontade de realizações por tudo de melhor por Amaraji. Foi tratado sobre a lei Aldir Blanc com referência aos valores sobre o Auxílio Emergencial no valor do extorno automático de oitenta e Quatro Mil Reais.Os vereadores e vereadoras apresentaram os seus requerimentos, em ofício e verbal, tratando sobre os projetos e objetivos da câmara, na presidência de Edson Gercino,que tratou sobre todos os pontos de necessidades do município, agradecendo aos que lhe apoiaram na eleição,apóiam,e a todos que fazem presentes e cobertura da reunião. A prefeita também falou que o sistema de tributos do município foi e está deletado,ficando sem diagnóstico, prognóstico,
previsão,sobre a situação econômica e arrecadação do município. O vereador Deinha falou sobre o seu primeiro mandato ,
agradecendo por está vereador, e por esse momento de mandato, no qual Eron da Farmácia se referiu sobre o seu primeiro mandato e apresentou requerimento sobre a devolução do terreno do Bananal a Usina Bonfim, e com referência junto a Deinha e Daniel que são os novatos da câmara e cumprindo o primeiro mandato. Daniel Soldado em sua fala pediu pra constar seu nome de apoio aos requerimentos apresentados. Vagner Magal falou que mesmo estando de vice prefeito se sente a vontade na câmara, e que está presente e acompanhando a situação do município e da gestão e governo da prefeita. Amaro Pimpão falou sobre a situação do município e tratou com a prefeita que olhe pra frente em seu governo, mesmo por toda situação que tenha a resolver pelo município. Maria da Agricultura sempre tendo cuidado com a situação da zona rural do município.Júlia de Berna apresentou menção de pesar pelo falecimento de Dona Santinha no seu período de idade centenária. Claudinho entre os requerimentos apresentou menção honrosa de mérito a Escolinha do Tio Toinho de Amaraji,pela participação no Festival Esportivo Socyete em Candeias na H7 em Jaboatão Dos Guararapes-PE,pela classificação em segundo lugar e o vice campeonato.
Marcelo falou sobre os cuidados de atenção com as necessidades de realizações e projetos a serem construídos para Amaraji e parabenizando a Marcelo Izidoro do seu desempenho na função de diretor do Hospital Municipal Alice Batista. Foi tratado na câmara sobre a situação de 1/3(um terço) de proventos dos funcionários publico municipal. A prefeita falou que a situação que está sendo tratado será resolvida, onde disse que só tem um mês a frente do poder executivo,mais que vai solucionar as situações, para o andamento do seu mandato, e atenção aos funcionários público municipal e a população. A prefeita falou sobre a decisão do secretário de saúde o senhor Roberto Nascimento em adicionar e manter médicos com plantão aos finais de semana no hospital municipal Alice Batista e a atitude de resolver a situação da séc de Assistência Social e Multipluso de Séc Cristiana Freitas,e que de acordo com a reforma da Casa da Juventude, os documentos estão todos ainda no prédio que era a Sec de Cultura, sem poder ter acesso junto ao Secretário de Cultura Valmir Soares nesse ano de 2021 para a sua gestão. O que foi tratado com maior referencia na reunião, foi a devolução dos 17 hectares de terra devolvido a Usina Bonfim que fazia parte do Bananal,para implementação de indústria para abertura de mais emprego com referência na contratação das pessoas que moram,residem, e vivem em Amaraji- PE.Na reunião estiveram presentes os secretários Valmir Soares, Edilson Francisco, Deivid Andrade, Risonaldo,,as secretárias Glória Gouveia, Cristiana Freitas e o senhor João Paulo Andrade presidente do FUPRAMA. Assim foi realizada a primeira reunião do calendário oficial efetivo, 01 de Fevereiro de 2021,do poder legislativo em curso.Câmara Municipal de vereadores e vereadoras de Amaraji Pernambuco.