A Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou, nesta segunda-feira (27), por proposição do Deputado Estadual Pastor Cleiton Collins (PP), uma reunião solene em alusão ao Dia Estadual do Terceiro Setor, lembrado no dia 28 de agosto. Na ocasião, ficou definida a criação do Fórum do Terceiro Setor para debater e fomentar políticas públicas para o nicho. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Pernambuco possui 29 mil organizações da sociedade civil que desempenham funções de interesse social sem fins lucrativos.
Para Collins, o terceiro setor tem uma contribuição importante para o desenvolvimento do Estado. “Essas organizações não Governamentais, sejam elas de qualquer segmento, possui um papel de grande importância para Pernambuco. Elas chegam onde o estado encontra dificuldades de se fazer presente oferecendo às pessoas e comunidades serviços em áreas como saúde, educação, assistência social, prevenção contra as drogas, esportes. É provocar o Estado e a sociedade civil para conhecerem o trabalho dessas instituições”, destacou.
A presidente da Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR), Pollyana Dias, enalteceu o trabalho realizado pela maioria das ONGs. “As pessoas que estão em ONGs se entregam de corpo e alma ao que fazem. Muitas vezes nos veem como coitadinhos, mas somos guerreiros e podemos mudar a vida de muitas pessoas”, enfatizou.
Para a vereadora do Recife, Missionária Michele Collins (PP), a burocracia limita a atuação do terceiro setor. “Lutamos pela desburocratização do terceiro setor. Eles precisam de suporte e apoio para realizar suas atividades. Sair daqui com um direcionamento faz com que juntos conseguimos mais”, explicou. Michele destacou ainda um projeto de sua autoria que está em tramitação na Câmara Municipal do Recife que dá isenção de IPTU, para ONGs mesmo em prédio alugado.
Participam do Fórum Pernambucano do Terceiro Setor as ONGs: Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR), o Centro Brasileiro de Reciclagem e Capacitação Profissional (Cercap), Projeto Casulo, Abrigo Cristo Redentor, Santa Casa de Misericórdia do Recife, Enactus UFPE, ONG Deficiente Eficiente, LarBem, Comunidade Terapêutica Projeto Compaixão, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Paulista e de Palmares, Centro Social Guararapes, Saravida, Escola Comunitária Vovó Tita, Associação de Mãe, Pai e Adolescentes do Coque (AMPAC), Núcleo de Apoio a Criança com Câncer( NACC) e Associação de Familiares dos Dependentes Químicos, Presos e Apenados do Estado de Pernambuco (AFADEQUIPE).
Com Informações da Assessoria
Foto: Divulgação