Proscênio é a parte avançada do palco, localizada à frente do cenário. Começa na boca de cena e vai até o espaço da plateia ou até o fosso destinado a orquestras. Foi inspirado no simbolismo interativo da estrutura e tomando a sua escrita em latim que surgiu Proscenium!, nome do espetáculo apresentado, todas as terças, às 15h, no Teatro de Santa Isabel, que integra a programação do projeto Teatrando!, criado pela Prefeitura do Recife e realizado pelo IDG, com verba do Santander, via Lei Rouanet.
Mistura de espetáculo, visita e jogo, a peça convida o público a embarcar numa experiência imersiva sensorial pela história e dependências de uma das mais belas casas de espetáculos do país. O personagem-líder da aventura é o Maestro, auxiliado pelas deusas protetoras Atena, Artemis e Euterpe.
O estudante Anderson Gomes é uma das muitas pessoas que vêm sendo impactadas pela vivência. Ele tomou conhecimento do projeto pela internet. “Achei maravilhoso! A gente toma contato com locais do teatro pouco conhecidas como a coxia, palco, porão, salão. É bastante didático para quem gosta de algo com muita interação, onde você é o ‘ator’ do grande jogo que é o Proscenium!”, destaca.
“É um impacto imersivo radical”, define Célio Gomes, que divide a direção geral da peça com Quiércles Santana. “Em espetáculos nos quais as pessoas os assistem sentados, na plateia, também há uma interação, que ocorre no interior de cada espectador. Com Proscenium! isso vai mais além. Praticamente ninguém fica inerte diante do que se passa, até gente mais quieta acaba por se envolver de alguma forma”, expõe Gomes.
O diretor também destaca o aspecto da transversalidade apresentada na peça. Vários convites à reflexão vão sendo desenvolvidos dentro do espetáculo. Questões artísticas, existenciais, sociais e políticas se conectam e fazem o público pensar.
Para aproveitar ao máximo a experiência, é importante que as pessoas fiquem atentas a tudo que ocorre: da recepção na porta do teatro até os últimos momentos da peça. Os temas centrais da narrativa são a construção do Santa Isabel empreendida pelo francês Louis Vauthier e o incêndio que destruiu a casa em 1869.
Como o público é dividido em três grupos diferentes em determinado momento da peça, é interessante voltar a participar do teatro jogo para vivenciar outras experiências.
O elenco desta segunda temporada do Proscenium! é formado por Alexandre Sampaio, Bruna Luiza Barros, Douglas Duan, Ellis Regina, Kadydja Erlen, Luciana Lemos, Paulo de Pontes e Cleusson Vieira e Daniel Barros. Quem assina a direção musical é André Freitas.
A visita é indicada para maiores de 10 anos. Para participar da visita Proscenium! é preciso realizar inscrição com antecedência pelo telefone (81) 3355-3323.
Fonte: Imprensa Prefeitura do Recife
Foto: Inaldo Lins/PCR