#ÉFOCONACULTURA #ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Projetos selecionados do Noronha2B 

Apresentação dos projetos do N2B WIP LAB no Projeto Tamar – crédito: Isidoro B. Guggiana

Evento apresenta laboratório com 12 longas em finalização e 14 projetos em fase de roteirização de dez estados do Brasil, Argentina e Portugal.

Apresentação dos projetos do N2B WIP LAB no Projeto Tamar – crédito: Isidoro B. Guggiana

De 19 a 23 de agosto de 2024, o arquipélago pernambucano será palco do fórum cinematográfico Noronha2B – Film Commission Forum (N2B). Para o público geral, o evento apresenta atividades como a projeção de filmes voltados à promoção turística do Brasil, shows, mesas e oficinas. Para os profissionais do audiovisual, o N2B traz um mercado audiovisual e laboratório de projetos e apresenta a região como opção de locação através de experiências imersivas.

Todas as atividades são gratuitas. Informações podem ser conferidas no Instagram @noronha2b.

O laboratório de projetos de longa-metragens e obras seriadas recebeu mais de 140 inscrições. A curadoria, formada por Alessandro Engroff, Carla Esmeralda, João Werlang e Zeca Brito, selecionou  12 longas em finalização e 14 projetos em fase de roteirização de dez estados do Brasil, Argentina e Portugal. O destaque fica para o estado de Pernambuco, que teve sete realizadores entre os selecionados, incluindo dois cineastas residentes em Fernando de Noronha.

Os trabalhos selecionados para o laboratório vão passar por tutorias de profissionais especializados, entre eles a curadora do Festival de Locarno, Pamela Biénzobas, a executiva de TV e streaming Maria Angela De Jesus; o sócio e diretor-geral do Canal Brasil, André Saddy; a gerente de conteúdo do Globoplay, Suely Weller) e o cineasta pernambucano Leonardo Lacca.

Os longas em finalização selecionados para a categoria WIP Festivais são “A Noite é uma Farsa” (SP), de Lucas Weglinski, “El Turbio” (Argentina), de Alejandro Encinas, “Lispectorante” (PE), de Renata Pinheiro, “Maré Viva Maré Morta” (DF), de Claudia Daibert, “Memória de Elefante” (MT), de Severino Neto, “Missão de Fé” (RJ), de Celina Torrealba, “Obás de Xangô” (BA), de Sergio Machado, “Por Tu Bien” (Argentina), de Axel Monsú, e “Tierra que Habla” (Argentina), de Ana Fraile e Lucas Scavino. Na categoria WIP Primeiro Corte, estão “Choródromo” (RJ), de Helena de Castro, “O Sino” (BA), de Isaac Donato, e VIVO! (PE), de Lírio Ferreira.

Os títulos do LAB Desenvolvimento, em fase de roteirização, são “As Pajés” (DF), “Bandoleiras” (MG e BA), “De Volta ao Começo” (PE), “Diabos de Fernando” (PE), “Futuro do Pretérito (Im)Perfeito” (BA), “Lia desde Menina” (PE), “Marejada” (RJ), “País Continental” (RS), “O Barco e o Rio” (AM), “React – Ondas de Transformação” (SP e Portugal), “Terra Firme” (CE) e “Um Sumário Antes que Desapareça” (RS). Os projetos originários de Fernando de Noronha são “Pescadores” e “A Lenda do Netuno Negro”.

O Noronha2B – Film Commission Forum (N2B) tem patrocínio do Banco do Nordeste, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal. O evento conta com patrocínio da CAIXA, EcoNoronha, Porto Alegre Film Comission, Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo e Ancine – Agência Nacional do Cinema.

O evento tem apoio da Administração de Fernando de Noronha, Secretaria de Meio Ambiente, Empetur – Empresa de Turismo de Pernambuco, Fundarpe – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e Lazer, TV Pernambuco e Governo de Pernambuco. O N2B conta com a parceria do Forte Nossa Senhora dos Remédios, Projeto Tamar e Ministério do Meio Ambiente, através do ICMBio.

O show de encerramento do N2B é do Maracatu Nação Noronha, grupo percussivo fundado em 2004, por Ana Martins da Costa (dona Nanete). A primeira edição tem curadoria de Alessandro Engroff, Carla Esmeralda, Paulo Senise e Zeca Brito. A produção fica a cargo da Anti Filmes.

Noronha2B

Quando: 19 e 23 de agosto de 2024

Onde: Forte de Nossa Senhora dos Remédios, Fundação Projeto Tamar e ICMBio

Instagram: @noronha2b

Facebook: /noronha2b

#éfoconaarte #éfoconajustiça #cafecombirosca #éfocobrasil #éfoconobirosca #éfoconarede #apalavraéfoco #garçombrasiléfoco #jaboatãoemfoco #arteéfoco #épernambucoemfoco #efocoeucurto #éfocoeucurto #éfoconasaúde #áfoconaeducação #jaboatãoraizéfoco #redeéfoco #jaboatãoéfoco #éfoconaletra @jpcbiroscando #efocoeucurto @jaboatao.emfoco @redeefoco #éfocolemente #éfocoprarefletir #efoconopoema #pernambucoéfoco #foconobirosca @cafecombirosca #jpcobirosca #éfoconajustiça #éfocolemente #épernambucoéfoco #lermaisnolink > www.pernambucoemfoco.com.br https://www.facebook.com/PERNAMBUCOEMFOCO
http://www.youtube.com/@CAFECOMBIROSCA https://www.instagram.com/jpcbiroscando/

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *