Haverá música, palestra, oficinas, gincana, caminhada ecológica e café da manhã, além de brinquedos para a criançada. Iniciativa com viés ambiental tem apoio da Rota dos Coqueiros e se concentra na Praia de Itapuama
Uma programação cultural, tendo como pano de fundo o cuidado ambiental, promete animar sábado (13) e domingo (14) as praias de Itapuama, Xaréu e Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. A agenda inclui caminhada ecológica, palestra, oficinas, atrações culturais, gincana e café da manhã, além de brinquedos para a criançada se divertir como pula-pula e piscina de bolas.
A iniciativa faz parte do Projeto Onda Limpa Para Gerações Futuras, que está completando dez anos e também conta com apoio da Concessionária Rota dos Coqueiros – via pedagiada que dá acesso à Reserva do Paiva e a praias do Litoral Sul-, Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e Faculdade Fafire.
A concentração do evento será na Praça da Praia de Itapuama. No sábado (13), as atividades iniciam às 14h com palestras do pessoal do Angu das Artes, projeto social que é incubado no Porto Social e que abordará temas ligados ao meio ambiente, como reutilização de alimentos. Também será exibido ao livre o filme “O Sertão Vai Virar Mar”. A agenda envolverá ainda atrações culturais como Litoral Rap, abrindo com batalhas; banda ‘Vote o que é isso’, além de artistas locais tocando coco. Para encerrar, sobe ao palco a banda Lula Caxangá e percussão.
Já no domingo (14), a programação inicia às 8h com prática funcional, coordenada pelo professor Leo Funcional, seguida de um café da manhã. Às 11h inicia a caminhada ecológica para conscientização e recolhimento de resíduos. Haverá dois palhaços, Bolachão e Xurumela, para animar a meninada no percurso.
A partir das 16h30 do domingo começam as oficinas de contação de história com Joana Flor. E, às 18h, é a vez da parte musical com Litoral Rap e artistas de coco do Cabo de Santo Agostinho.
Caminhada ecológica
A caminhada ecológica terá dois itinerários. Um deles sai de Itapuama até o Paiva, no trecho conhecido como Tubarão. E de Itapuama até a Praia de Xareu, no ancoradouro das jangadas. Na iniciativa serão distribuídas luvas descartáveis e sacos para as pessoas que quiserem participar do mutirão de recolhimento dos resíduos sólidos encontrados ao longo do trajeto. Também serão entregues folhetos informativos ao público.
“Apoiamos iniciativas como essas de cuidar do meio ambiente e conscientizar a população”, disse a coordenadora de sustentabilidade da Rota dos Coqueiros, Roberta Nunes. Ela lembra que, mês passado, em mutirão consciente, foram recolhidos 70 quilos de resíduos, na orla de Barra de Jangada, em conjunto com alunos da Escola Municipal Aluísio da Cunha Moraes.