Centenas de fiéis participaram da abertura da 366ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, no Monte dos Guararapes, no Jaboatão, neste domingo. A Procissão da Bandeira, sob comando de Dom Marcos Ferreira, saiu da Igreja Matriz de Santo Antônio dos Guararapes, até o Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres, onde aconteceu a Missa Campal, celebrada pelo abade dom Luiz Pedro Soares, do Mosteiro de São Bento, em Olinda. A parte profana da Festa da Pitomba, como é conhecida, terá início no dia 12, com artistas locais e nacionais. Os dois polos seguem até o dia 17, com uma extensa programação religiosa e mais de 30 atrações musicais.
O prefeito Mano Medeiros e a primeira-dama Andréa Medeiros acompanharam o cortejo junto aos devotos da padroeira do bairro de Prazeres. “É muito gratificante apoiar e participar de uma festa como essa, que é uma das mais tradicionais manifestações religiosas e culturais de Pernambuco. A Procissão da Bandeira é um encontro que reúne milhares de devotos, de todas as idades, de vários lugares. E que traz na fé dessa multidão uma energia tão forte, tão boa de sentir e tão renovadora, que só quem participa pode entender”, declarou o prefeito Mano Medeiros.
No percurso da Procissão, muitos cânticos e demonstrações de fé. Durante a celebração, Dom Luiz lembrou que este domingo é um dia de triunfo. “Quando aparecerem obstáculos, que tenhamos certeza de que Deus está convosco, a exemplo de Nossa Senhora, que nunca duvidou disso. O triunfo virá “. A aposentada Rose dos Santos, 63 anos, disse que todos os anos participa da Procissão e missa. “É preciso fortalecer a fé. Sobretudo diante da vida que estamos vivendo”, declarou.
A partir desta segunda-feira (10) até o domingo (16), serão realizadas diversas missas, cânticos e novenas, no Polo Religioso, em frente ao Santuário, além de shows religiosos, que começarão às 21h. O tema da festa deste ano é Maria, Modelo dos Vocacionados.
Na quinta-feira, o Quinteto Violado abre a programação do palco montado em frente à Igreja. Na sexta (14), o Padre Damião Silva se apresentará. No sábado, será a vez do Padre João Carlos e, no domingo, o público assistirá à apresentação do Padre Rosivaldo Torres. A Missa de Encerramento será celebrada após a tradicional procissão, na noite de segunda-feira (17).
SHOWS ARTÍSTICOS – No Polo Show da Festa da Pitomba, a abertura das apresentações será na quarta-feira (12), às18h. Até a meia-noite, haverá shows de Rossi do Brega, Banda Praieira, Condinho do Brega, Banda Luará, Mc Troinha e Mc Elvis. Na quinta (13), estarão no palco Alisson Príncipe, Zorra Virada, Telmo Santiago, Luanny Vital e Raphaela Santos. A noite da sexta-feira (14) será animada pelo Boi Sorrizo, Michele Mello, Allan Carlos, Rogério Som e Jorge Aragão.
No sábado, os shows vão das 17h à meia-noite, com Alegria de Brincar, Coco Vermelho, Dudu do Acordeon, Lua, Eduarda Alves e Limão com Mel. As apresentações do domingo também iniciam mais cedo com Tio Dody, Alessandra Vieira, Letto do Cavaco, Mc Neiff e Conde Só Brega com participação de Iany Francyni. O último dia da Festa da Pitomba será das 19h à meia-noite e terá como atrações Sheyla Swingar, Marcelo Pernambucano, Mc Roginho e Priscilla Senna.
CRIANÇAS – A criançada tem lugar garantido na festa. O Espaço Pitombinha terá apresentações nos próximos sábado e domingo, das 14h às 17h. Quem comandará a animação no sábado é o grupo Alegria de Brincar. Já no domingo, a garotada vai se divertir com o Tio Dody. E ainda terá cortejo saindo do Espaço Pitombinha até o Polo Show, com o Maracatu Aurora Africana, Maracatu Nação Cambinda Africana e Maracatu Nação Almirante do Forte.
Promovida pela Prefeitura do Jaboatão, a Festa da Pitomba conta com as parcerias do Sesc e do Governo do Estado, por meio da Fundarpe e não era realizada há dois anos, em virtude da Pandemia da Covid-19.
Foto: Leandro de Santana/PMJG