A realização do sonho do engenheiro e professor Sebastião de Araújo Barreto Campello, 91, de tirar crianças e adolescentes das ruas do Grande Recife completa 27 anos, nesta segunda-feira (27). Foi nessa data em 1993 que ele fundou o Movimento Pró-Criança.
Para celebrar o aniversário, o arcebispo de Olinda e Recife, e presidente da ONG, dom Fernando Saburido, celebra missa na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, bairro da Boa Vista, às 10h. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia será restrita a funcionários, voluntários e alguns convidados.
Apesar da limitação de participantes na festa, o Pró-Criança tem muito a comemorar. Afinal de contas, a instituição filantrópica conseguiu, em quase três décadas de história, resgatar cerca de 35 mil vidas por meio da educação, das artes e do esporte. Só no último ano, foram 2.656 jovens beneficiados com atividades gratuitas, acompanhadas de assistência psicossocial e alimentação.
Essas ações do Pró-Criança não pararam durante a crise da Covid-19, pelo contrário, seguiram adaptadas ao ambiente virtual com videoaulas e reuniões pela internet. Outras iniciativas até ganharam reforço, como a doação de cestas básicas, material didático, instrumentos musicais, máscaras e escudos faciais.
Com o apoio dos doadores, sendo mais de 80% deles de pessoas físicas que ajudam o projeto por meio de contribuições mensais nas contas de energia elétrica e de água, o Pró-Criança também está atravessando o atual momento sem cortes em seu quadro de colaboradores. O resultado da gestão responsável dos recursos tem garantido a missão de levar cidadania nas três unidades operacionais – Coelhos, Recife Antigo e Piedade.
Expansão
Foi desafiado pelos novos tempos que o Pró-Criança resolveu antecipar projetos e realizar sonhos mais ousados. A ONG está concluindo a construção da sua plataforma de cursos no formato de ensino à distância (EaD) que atenderá jovens carentes de qualquer parte do Estado e até do Brasil.
Prestes a ser lançada ainda neste semestre, a plataforma EaD inicialmente ofertará cursos do Núcleo de Inclusão Digital (NID). O projeto, que atualmente funciona de maneira presencial na unidade da ONG nos Coelhos, promove a formação de alunos com idades entre 7 e 25 anos na área de tecnologia da informação.
“Nossa missão é ampliar a capacidade de atendimento do Pró-Criança nos próximos dois anos de modo que a gente não veja mais um jovem sequer vivendo nas ruas sem perspectivas de futuro. Isso é possível, mas para que se torne realidade precisamos da ajuda de toda a sociedade”, afirma Campello.
“Novo normal”
Também em preparação para o futuro, o Pró-Criança deu início à implantação de um novo protocolo de higienização e prevenção de doenças respiratórias. Nas três unidades da instituição, estão sendo instalados equipamentos como dispensers para álcool gel e tapetes sanitizantes, ao mesmo tempo que acontecem a reorganização dos espaços, que primeiro vão receber os funcionários para só posteriormente reabrir aos educandos.
A previsão da retomada do trabalho presencial para os setores administrativo, pedagógico e psicossocial é 3 de agosto. As aulas seguem conforme calendário da Secretaria Estadual de Educação.
Números do Pró-Criança
33.656 beneficiários atendidos até este ano
110 funcionários
112 escolas parceiras
14 programas e projetos
Cursos
Artes visuais
Artesanato
Auxiliar administrativo
Canto coral
Comunicação e Tecnologia
Contador de histórias
Cordas (viola, violino e violoncelo)
Dança (clássica e popular)
Educador social
Encadernação
Flauta doce
Informática
Judô
Letramento
Manutenção de computadores
Marketing e Vendas
Percussão
Produção de Eventos
Recepcionista
Robótica
Evangelização
Catequese
Infância missionária
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação