De autoria da Vereadora Cida Pedrosa, a iniciativa busca valorizar e divulgar os fazedores municipais de cultura
Por iniciativa da Vereadora Cida Pedrosa, a Câmara de Vereadores do Recife aprovou nesta terça-feira (7), por unanimidade, o Prêmio de Mérito Cultural Tereza Costa Rêgo. A proposta, que homenageia uma das artistas plásticas mais revolucionárias do Brasil, falecida em 2020, é a primeira que busca valorizar e enaltecer o trabalho dos/as fazedores de cultura da capital pernambucana.
A distinção honorífica visa reconhecer mestres e mestras da cultura popular, artistas de todas as linguagens, produtores e produtoras culturais, gestores e gestoras, profissionais das áreas técnicas, grupos e agremiações, além de instituições e espaços culturais. A cada ano, todos os parlamentares poderão indicar um/a homenageado/a, que devem ter pelo menos cinco anos de exercício nas atividades de cada categoria. A escolha será através de análise curricular, feita por uma comissão competente, que escolherá um/a agraciado/a por categoria. A homenagem só poderá ser concedida uma única vez por pessoa ou grupo.
Durante a reunião que aprovou a proposta, a vereadora Cida Pedrosa justificou a escolha do nome da premiação: “A Tereza Costa Rêgo, que dará nome ao nosso prêmio cultural, é uma das mulheres mais importantes para a luta da cultura e das mulheres deste Estado. Ela se encantou há pouco tempo, mas se encantou fisicamente, porque as suas obras, seu legado, sua luta solidária pelos menos favorecidos se encontram impregnados em cada um e cada uma que faz cultura e luta por um país justo.”
A jornalista e neta da artista, Joana Rozowykwiat, que está organizando o livro ‘Tereza Costa Rêgo – Liberdade em Vermelho’ disse que a família está muito alegre com a notícia e agradece a todos os vereadores pela homenagem. “É uma alegria enorme que uma premiação que valoriza e reconhece o talento dos fazedores de cultura do Recife receba o nome de minha avó, uma artista que dizia que um povo não existe sem cultura. É muito gratificante e muito importante que Tereza Costa Rêgo siga sendo lembrada, seja por sua pintura, seja pela contribuição que deu à cultura como gestora. Mostra que seu legado permanecerá”, conta.
A cerimônia de premiação acontecerá, preferencialmente, na semana do dia cinco de novembro de cada ano, data em que é celebrado o Dia Nacional da Cultura. A expectativa é que a primeira edição aconteça neste ano de 2023, marcando a cena cultural da cidade do Recife.
Foto: Pedro França