#ÉPERNAMBUCOEMFOCO #JABOATÃODOSGUARARAPESÉFOCO

*Prefeitura do Jaboatão e Iterpe entregam certificados a 110 agricultores familiares*

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) entregaram, nesta segunda-feira (05), 110 documentos do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF’s) para agricultores do engenho Pedra Lavrada, na zona rural do município. O documento é fundamental para o acesso da categoria a uma série de benefícios públicos.

Orientar e facilitar o acesso ao CAF são ações que fazem parte do Programa Jaboatão Rural, que tem levado mais autonomia e qualidade de vida a agricultores familiares do município.

“A ideia é empoderar os agricultores, fortalecer seu negócio, sua identidade e difundir entre eles a possibilidade de trabalharem em regime de colaboração para o escoamento dos produtos e para aquisição de insumos e equipamentos. Quero agradecer a parceria com o Governo de Pernambuco nesta ação tão importante. A gestão municipal reconhece a importância do segmento e vai continuar apoiando e incentivando a agricultura familiar”, declarou o prefeito Mano Medeiros, durante a cerimônia de entrega dos documentos.

Também participaram do encontro o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Francisco Papaléo; o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz; representantes da Cooperativa de Agricultura Familiar Coodapis e do Banco do Nordeste, além de vereadores e agricultores. Na ocasião, agricultores do engenho Pedra Lavrada receberam orientações sobre linhas de crédito específicas para a categoria, que podem ajudá-los a ampliar a produção, adquirir equipamentos e insumos.

BENEFÍCIOS – O CAF é o registro de identificação que garante o acesso aos benefícios ofertados por políticas públicas de incentivo à produção agrícola familiar, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Seguro da Agricultura Familiar (SEAF), Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Auxílio emergencial financeiro, entre outros.

Atualmente, existem 269 cadastros ativos no Jaboatão, o que representa 957 beneficiados diretos e indiretos (considerando os familiares). Cerca de 50 registros estão em andamento.

Uma das agricultoras do Engenho Pedra Lavrada, Lucideize Vieira, não escondia a satisfação e a alegria de ter sido contemplada com o CAF. “Esse cadastro é fundamental para nós agricultores, já que teremos acesso ao crédito para expandir a agricultura familiar e melhorar a nossa renda. Quero agradecer ao prefeito Mano, porque nenhum outro prefeito tinha trazido antes benefícios para essa região”, disse ela, com um sorriso no rosto.

PROGRAMA JABOATÃO RURAL – O Jaboatão Rural é um programa de transformação social baseado na construção coletiva de um novo panorama econômico rural do município. O programa trabalha na estruturação de uma rede sustentável de agricultura familiar, por meio da policultura, da preservação da identidade desses trabalhadores, do acesso às políticas públicas, do fortalecimento do cooperativismo e fomento à produção familiar.

Por meio do programa, muitos já conseguiram crédito bancário para melhorar os negócios e passaram a fornecer alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), dentro da rede municipal, via associação com a Coodapis. Essas e outras ações vêm promovendo o aumento na renda dos agricultores e uma melhoria na sua qualidade de vida.

#REDEÉFOCO

@REDEEFOCO

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *