Professor de tecnologia explica sobre a popularização do metaverso e como essa tendência está ligada a interação sensorial
Com o advento da pandemia, da evolução digital, da propagação dos aparelhos de celulares como smartphones, a sociedade passou a usar mais recursos tecnológicos. Isso também simplificou ações do dia a dia, facilitou serviços e promoveu imersão sensorial por meio da interação do usuário, aproximando as pessoas dos seus objetivos. Com isso, a nova tendência para o ano de 2023, segundo o Instagram, é o metaverso, que integra o mundo virtual com o real, além de facilitar os negócios para empresas que desejam usar a tecnologia para ampliar a capacidade e atingir o público-alvo.
Segundo o professor das escolas de Engenharia e Tecnologia do Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), Sidney Cunha, a principal mudança dessa nova tendência está ligada à integração sensorial. “O usuário da tecnologia passa a fazer parte do cenário proposto com uma interação intuitiva, interativa e sensorial, algo muito mais humano e natural do que as tecnologias como a realidade virtual e a aumentada”, explica.
O metaverso também permite que o indivíduo possa fazer quase tudo que imaginar no ambiente virtual, como se reunir com amigos, familiares, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar ambientes de negócios, desenvolver experiências inovadoras para o seu modo de vida, seja profissional ou pessoal.
“A tendência de investimento para esta área é muito alta, porque o metaverso integra o mundo real com o mundo virtual. Todas as áreas podem usar esta tecnologia para fomentar seu negócio, por isso, o instagram enfatizou sobre essa tendência no ano de 2023”, conclui.