Levantamento com 506 empresas mostrou que organizações estão preocupadas em investir em melhorias de sistemas, adequação à LGPD e cultura de inovação
Inúmeras são as variáveis capazes de definir ou contribuir para que um negócio tenha resultados satisfatórios. As inovações na empresa certamente se inserem nessas variáveis, e com merecido destaque. Em um mercado cada vez mais marcado pela competitividade, manter a empresa alinhada com as novas tecnologias e conceitos pode ser um grande diferencial competitivo, capaz de melhorar significativamente inúmeros aspectos da sua rotina, como veremos adiante.
Pesquisa elaborada pelo Optimize Group com 506 empresas de segmentos variados de todo o país mostra que 56,4% das organizações já investem acima de R$ 5 milhões com tecnologia e inovação. Também é animadora a expectativa de crescimento do orçamento nesses dois segmentos para 2023.
“No mundo empresarial é o mercado quem dita as regras. Em um cenário de extrema competitividade, não repensar a atuação da empresa e deixar de inovar certamente pode significar grandes prejuízos. Nesse contexto, os investimentos em inovação são fundamentais para alinhar a empresa com as atuais demandas do mercado. A evolução de hábitos e costumes dos clientes é constante e, por isso, há sempre a necessidade de a empresa se reinventar”, explica André Navarrete, empresário e presidente do Optimize Group, que elaborou o levantamento.
Ainda de acordo com a pesquisa, 70,2% das empresas pesquisadas possuem Data Protection Officer (DPO) ou encarregado de dados. Dentro desse universo, 24,9% possuem um DPO subordinado ao setor de TI, enquanto 45,3% não são subordinadas ao setor de TI.
Em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a maior parte das organizações já se adequaram ou estão em processo de contratação de empresa especializada. Em números,19,3% já estão totalmente adequadas, 15,5% já contrataram consultoria especializada e estão adequando processos e sistemas e 42, 5% apenas contrataram a consultoria especializada. Apenas 3,9% das empresas informaram que a adequação à LGPD não está nas prioridades atuais.
Segundo André Navarrete, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe a obrigação e o desafio de adequação das empresas que, aos poucos, começam a avançar em seus processos. “Esses dados evidenciam que houve um despertar na gestão das empresas para a adequação da LGPD. Hoje, quem não investe em governança de dados pode sofrer danos irreversíveis para suas marcas. O consumidor tem acesso à informação de qualquer assunto na palma da mão”, enfatiza.
O levantamento perguntou também como é classificada a cultura de inovação na empresa. De acordo com 59% das empresas, a cultura é média, já que o nível do processo é baixo, embora ocorra apoio da alta gestão quando surgem ideias. Para 28,7%, a cultura de inovação é alta, com processos estabelecidos e apoio da alta gestão. Já segundo 12% das empresas, a cultura é baixa, sem processo e apoio formal da gestão.
INNOVATION MEETING BRASIL
Todos esses temas serão discutidos no Innovation Meeting Brasil 2022, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de agosto, no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem. Realizado pelo Optimize Group, o encontro reunirá cerca de 150 executivos líderes de empresas de todo Brasil, além de executivos Diretores e Gestores de empresas públicas e privadas em um ambiente criativo de troca de experiências e geração de ideias sobre os desafios atuais e principalmente de como potencializar o lado humano na era da aceleração digital.
O público participante do evento, formado exclusivamente por Executivos Líderes convidados, terá acesso a um conhecimento avançado e atualizado a respeito das últimas tendências, soluções de tecnologia e sobre casos de sucesso na aplicação de tecnologias disruptivas em empresas industriais, comerciais, de serviços, órgãos governamentais etc. Temas como nuvem, Internet das Coisas (IoT), BigData, IA, Proteção de dados, Segurança digital, Outsourcing e RPA estão entre os destaques da programação do Innovation Meeting BR.
Para André Navarrete, presidente do Optimize Group, o formato inovador do evento, idealizado para atender às necessidades reais dos executivos convidados, faz com que sua missão de promover uma troca de ideias efetiva, de forma descomplicada, seja alcançada. “O Innovation Meeting BR 2022 é um grande encontro entre um público altamente seleto e qualificado com um grupo igualmente exclusivo de fornecedores de soluções de gestão, tecnologia da informação e telecomunicações”.
Navarrete diz que, em tempos de crise e de uma intensa transformação causada pela digitalização de processos e práticas, um dos principais objetivos do Innovation Meeting BR é gerar insights relevantes para os executivos através do acesso a informações de alto nível, troca de conhecimentos e experiências, além de um networking informal, descontraído, porém efetivo, capaz de gerar novos negócios e, sobretudo, de abrir caminho para a inovação, reduzindo custos e melhorando a produtividade de empresas, entidades e governos.
A grade de programação do evento é composta por congresso (palestras e debates), cases, jogos dinâmicos, oficinas e reuniões exclusivas nas business suítes (quartos de hotel adaptados para apresentações de negócios).
André Navarrete analisa que, no Brasil, o ano de 2022 está sendo um ano paradigmático em se tratando de inovação e criatividade nos negócios. Devido à crise econômica trazida pelos dois anos de pandemia, o foco está principalmente nas iniciativas que o ROI esteja previamente comprovado (seja reduzindo custos, acelerando processos ou incrementando receita) ou compliance (manter a empresa em conformidade).
“Com um cenário econômico mais claro e favorável, as companhias vão acelerar os investimentos para voltar a crescer com a maior velocidade possível, pois, precisarão atender a uma demanda que hoje está reprimida devido à situação da economia. E falar em crescimento, com sustentabilidade, é falar em tecnologia e em inovação. Estar preparado para oportunidades e mover-se com agilidade é essencial. Fornecedores e consumidores de Soluções de Gestão e Tecnologia precisam estar prontos para agir, aproveitando o melhor momento para investir”, diz o realizador do encontro, defensor da utilização das tecnologias sem esquecer o lado humano das relações.
PRÊMIO INNOVATION LEADER
Na edição deste ano, será incorporada a entrega do INNOVATION LEADER AWARD, que acontecia, normalmente, no mês de Dezembro.
Ao todo, são 18 categorias: agronegócios e serviços relacionados; bancos e serviços financeiros; bens de consumo não duráveis; atacado e varejo; educação; energia e utilities; indústria farmacêutica; governo; holdings e grupos empresariais; indústria automotiva e da construção; indústria de alimentos e bebidas; indústria química e petroquímica; judiciário e tribunais; saúde; serviços; transporte e logística; associações; e siderurgia, metalurgia e mineração.
Também teremos os destaques gerais e a premiação de projetos especiais que serão analisados sob os seguintes direcionamentos: redução de custos; aceleração de processos; mitigação de riscos e transformação do negócio.