#ÉFOCOÉNOTICIA

Paulista intensifica ação do “Consultório na Rua” com atendimento noturno

Equipe desenvolve trabalho voltado ao público em vulnerabilidade social

Intensificando o trabalho do Consultório na Rua com ações noturnas, as secretarias municipais de Saúde e de Políticas Sociais e Direitos Humanos, realizaram uma ação integrada, na noite desta quarta-feira (19.07), no entorno da Praça João Pessoa, no centro da Cidade. O objetivo do programa foi levar atendimento de atenção básica, oferecendo serviços de saúde e de Assistência Social para esse grupo populacional em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Segundo a coordenadora do Consultório na Rua, Danielle Ribeiro, o propósito maior é encurtar a distância entre o poder público e esse segmento da população, prestando acolhimento nas áreas da saúde e de assistência social. “O objetivo é alcançar, no âmbito da Atenção Primária à Saúde, pessoas em situação de rua que necessitam de atendimento, mas que geralmente não se direcionam até uma unidade de saúde. As equipes realizam busca ativa e fazem o acompanhamento de pessoas que estão em tratamento”, explicou.

Os problemas de saúde mais identificados entre a população em situação de rua, de acordo com Danielle Ribeiro, são as doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas.

“Também são pessoas que estão em situação de desnutrição por falta de uma alimentação adequada. Então, o ‘Consultório na Rua’ é uma estratégia para chegar até a população que vive em situação de rua, realizando o acolhimento da melhor forma possível para garantir acesso aos serviços de saúde”, destacou Danielle.

O “Consultório na Rua” é composto por uma equipe multiprofissional, que é acompanhada de um médico, e que desenvolve ações integrais de saúde específicas para as necessidades desse público em vulnerabilidade. De forma itinerante, o serviço é realizado no período noturno, com atendimento nas terças e quintas, a partir das 18h.

O foco do atendimento se dá principalmente nas doenças ou condições que mais atingem os moradores de rua, como tuberculose, alcoolismo e combate ao crack e outras drogas.

O serviço oferece curativos, e ainda,  informações sobre prevenção, testagem rápida e apresentação do trabalho da rede municipal de cuidados em relação às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), HIV, Aids e hepatites virais, testes de diabetes e medição de pressão que podem ser feitos na hora do atendimento. Na ocasião, a população foi orientada a respeito de retirada de documentos pessoais.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *