Área foi demarcada e está sendo monitorada pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente do município
Jaime da Costa, morador do bairro do Janga, em Paulista, encontrou no dia 30/12/2022 um rastro de tartarugas marinhas na praia de Enseadinha. É o segundo ninho identificado no município na temporada 2022-2023. Professor e voluntário do Projeto de Preservação das Tartarugas Marinhas da Prefeitura do Paulista, Jaime estava passando pelo local quando encontrou um rastro da espécie oceânica, que o levou até a área do ninho de desova de ovos do animal.
Seguindo a orientação da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), ele entrou em contato através do número (81) 98360-9947 para relatar o ocorrido. Servidores da SEMA, que fazem parte da equipe do projeto de preservação, foram até a área e identificaram o ninho e os ovos. O espaço foi cercado e será monitorado pelo órgão até o nascimento e a caminhada dos filhotes ao mar.
O governo municipal monitora diariamente a praia de Enseadinha, importante área de desova e considerada um berçário natural desses animais.
Caso algum cidadão ou visitante aviste uma tartaruga marinha ou rastro na areia de alguma praia da cidade do Paulista, a orientação é entrar em contato com a equipe da SEMA através do número (81) 99836-9947 (atendimento via WhatsApp), do 153, da Guarda Municipal, ou por meio da página de Instagram oficial do projeto (@paulista.tartarugasmarinhas)