Arquiteta homenageia Tereza Costa Rêgo
Um contêiner com cerca de 15m² se transformou em um espaço arquitetônico dentro da mostra Casa Cor Pernambuco. Idealizado pela PJ Arquitetura, o projeto da loja une arte e aconchego em uma homenagem à pintora pernambucana Tereza Costa Rêgo. O local faz parte da mostra que acontece até 27 de novembro, no Bairro do Recife, e conta com a venda de livros diversos e cartazes com frases do poeta Miró da Muribeca. Situada na área externa do icônico edifício Chanteclair, a livraria da CEPE Editora assinada pela arquiteta Patrícia Janine Oliveira está aberta à visitação sem necessidade de compra de ingresso.
Pensado para despertar memórias afetivas seja através das cores, materiais e também pelas obras literárias, a livraria em formato “pop-up store” é rica em detalhes sustentáveis. As paredes possuem isolamento térmico – com o uso de isopor 100% reaproveitável – e as luzes em led garantem eficiência energética. Já os azulejos aplicados nas gavetas em móveis projetados pela arquiteta foram coletados em antiquários e remetem a desenhos coloniais.
Segundo a profissional, o espaço foi projetado levando em consideração o lado emocional e afetivo. Uma tela da célebre pintora pernambucana compõe a decoração logo na entrada. “A sensação de acolhimento foi valorizada para destacar o momento de leitura em paralelo com o resgate aos impressos”, conta. “Me baseei na vida e obra de Tereza Costa Rêgo para a eleger a cor principal, bem como, no uso de azulejos, presente nos quadros dela”, explica Patrícia Janine.
Ainda em se tratando de ornamentação, os destaques são xilogravuras de Daniel Samico, além de imagem de Aparecida elaborada pelo artesão Marcelo Tavares em homenagem a Tereza Costa Rêgo e exclusiva para a Casa Cor deste ano. Obras de Mestre Jair e Ângela de Zezinho, de Tracunhaém, bem como um desenho produzido pela própria arquiteta fazem parte da composição da livraria. Os designers Jader Almeida e Sérgio Rodrigues também possuem peças expostas no local. “A minha escola arquitetônica se baseia no uso da arte popular em sintonia com a erudita. Acredito que consegui unir esses dois universos no espaço, que apesar de reduzido, conseguimos garantir uma boa circulação e acessibilidade”, finaliza.
MAIS SOBRE A ARQUITETA
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE há mais de dez anos, Patrícia Janine Oliveira possui expertise em arquitetura de interiores, mostras e decoração. Grande parte de sua formação prática foi no escritório “Santos & Santos” onde atuou entre estagiária e arquiteta colaboradora por onze anos. Há três, a profissional se dedica a projetos autorais em “carreira solo” sob o nome jurídico “PJ Arquitetura”. Com larga experiência em gerenciamento de grandes projetos, desde o planejamento à finalização, Patrícia Janine – como é conhecida na área – possui habilidades além do que se concebe por arquitetura tradicional. Desenho artístico e produção de espaços para fotografias estão entre as experiências no seu currículo.