ÉFOCONAARTE

PARTICIPAÇÃO DA MULHER É AMPLIADA NA PAIXÃO DE CRISTO DO MORENO 2023

Santa Ceia contará com a participação de Maria e Maria Madalena em cena

A Paixão de Cristo do Moreno – pelos olhos das Marias promete emocionar ainda mais o público na edição de 2023. Além da inclusão de duas novas cenas, a de Pentecostes e a da Negação de Pedro, o diretor geral Roberto Oliveira ampliou a participação da mulher no roteiro. A tradicional cena da Santa Ceia, protagonizada por Jesus Cristo e os doze apóstolos, contará também com a presença de Maria, mãe de Jesus, e Maria Madalena. “Apesar delas não terem texto na cena, a presença na Santa Ceia é fundamental para marcar a influência das mulheres na vida de Cristo. Elas sempre estiveram muito presentes na vida de Jesus e não faz sentido estarem ausente num momento tão importante”, explica Roberto Oliveira.

Os atores Danilo Tácitto, como Jesus, e Edivane Bactista, como Maria, continuam nesses papéis que já fazem nas últimas edições do espetáculo. A Paixão de Cristo do Moreno conta também com a permanência de Carlinhos Silva como Judas. Já Maria Madalena será interpretada pela atriz Ana Medeiros. O casal Herodes e Herodíades será interpretado por Inaldo Lima e Talita Lima. O ator Will Menezes dá vida a Pilatos.

O evento tem uma abordagem diferenciada das outras paixões, com um texto voltado para o ponto de vista das mulheres que conviveram diretamente com Jesus. Dentre as personagens, uma não está presente na maioria das Paixões de Cristo: a Maria Iscariotes, mãe de Judas, com destaque para todo o sofrimento vivido por ela com a morte trágica do filho. “E essa dor é a que muitas mães vivem na atualidade com a perda de seus filhos para a depressão, as drogas, a violência. E com a inclusão da mãe de Judas, queremos passar uma mensagem a mais de conforto para todas as mulheres que também são mães”, ressalta Roberto Oliveira.

Considerada uma das maiores “paixões” do estado, a encenação da Capibaribe Produções Culturais conta com uma mega produção ao ar livre e completa onze edições este ano. As apresentações são gratuitas e estão marcadas para os dias 6, 7 e 8 de abril, às 20h, na Praça da Paixão. A encenação tem a parceria da Prefeitura do Moreno e produção executiva da Capibaribe Produções. Cerca de 150 pessoas, entre atores, figurantes e produção, fazem parte da equipe. Quase 15 mil pessoas assistem ao espetáculo nos três dias de apresentação, sendo muitos turistas.

Danilo Tácitto tem formação em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em teatro ao ar livre, foi Jesus na Paixão de Cristo de Paudalho em 2019. Em TV, atuou na novela Rock Story (2017), da TV Globo, e no último capítulo da série Justiça (2016), na mesma emissora.

Ainda nos personagens principais, a atriz Edivane Bactista será Maria. Ela interpreta a mãe de Jesus há quatro anos na Paixão do Moreno. Além de atriz, é produtora cultural e jornalista.

A direção geral da Paixão de Cristo do Moreno é de Roberto Oliveira, que é o idealizador e desde o primeiro ano fica responsável pelo texto, roteiro e aprovação do figurino e elenco. Com formação em Artes e Letras, Roberto é diretor da Capibaribe e co-fundador do Grufolmo (Grupo Folclórico do Moreno), cenógrafo e coreógrafo. Dirigiu grandes produções teatrais, como As vizinhas, Tributo a Carmem Miranda e Peter Pan – o musical. “A Paixão de Cristo do Moreno é para mim uma das realizações mais gratificantes da minha carreira. Tenho um carinho especial por esse espetáculo, principalmente, porque imprimi uma marca diferente com ênfase no papel da mulher na vida de Cristo”, ressaltou o diretor.

SERVIÇO

11ª PAIXÃO DE CRISTO DO MORENO

de 6 A 8 de abril de 2023

Às 20h

Praça da Paixão – av. Dr. Sofrônio Portela. Centro. Moreno (PE)

ENTREVISTAS:

ROBERTO OLIVEIRA – diretor geral – (81) 9 8346 1751

ELENCO PRINCIPAL

 

Danilo Tácitto

Jesus

 

Edivane Bactista

Maria

 

Ana Medeiros

Maria Madalena

 

Carlinhos Silva

Judas

 

Will Menezes

Pilatos

 

Inaldo Lima

Herodes

 

Talita lima

Marta e Herodiates

 

Alex Lino

Sacerdote

 

Clovis Moreira Jr

Elifaz

 

Alberto Queiroz

Nicodemos

 

Roberto Honorato

Demônio

 

Adilson Alves

José de Arimateia

 

João Augusto Lira

Caifás

 

Ruan Coushing

Barrabás

https://drive.google.com/drive/folders/1V3cUuGYiNlJnyTR5b37y2sTPcEGmdbrc?usp=gmail

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *